A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como “estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente a ausência de enfermidade ou invalidez”. Devemos destacar que, de conformidade, como previsto em nossa Constituição Federal, “A saúde é direito de todos e dever do Estado, mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.
Obviamente, neste contexto, o Hospital é parte integrante de um sistema coordenado de saúde, cuja função é dispensar à comunidade completa assistência à saúde, tanto curativa quanto preventiva, incluindo serviços extensivos à família, em seu domicílio, e ainda um centro de formação para os que trabalham no campo da saúde e para as pesquisas biossociais.
Saliente-se que Peter Drucker foi um consultor administrativo, analista financeiro, professor, jornalista e escritor austríaco e foi considerado um dos maiores especialistas em Administração Moderna. Em seus ensinamentos, definiu que “as organizações do setor de saúde podem ser compreendidas como instituições com uma estrutura complexa e que exigem muita competência dos gestores, pelo fato de haver características específicas que as diferem de outras organizações, sendo apontada como uma das estruturas organizacionais mais complicadas para se administrar”.
Mas devemos destacar que existem três pontos primordiais no processo de gestão e administração hospitalar:
- A realidade das empresas diante da atualidade é muito diferente das empresas administradas no passado;
- O surgimento de várias inovações tecnológicas e com o próprio desenvolvimento intelectual do homem é necessário muito mais do que intuição e percepção das oportunidades;
- A administração necessita de um amplo conhecimento e a aplicação correta dos princípios técnicos com a necessidade de combinar os meios e objetivos com eficiência e resultados.
Quando falamos de um administrador, revela-se ser profissional responsável pela tomada de decisão e condução de estratégias no meio corporativo. Obviamente desdobra-se ações de planejamento, organização e execução nas mais variadas áreas do negócio, incluindo a gestão de recursos financeiros, tecnológicos, humanos e materiais. A administração contribui para o bom funcionamento de todos os setores em organizações públicas ou privadas que atuem na área da saúde.
Parabéns a todos os Administradores Hospitalares!
Edison Ferreira da Silva