Deputada cobra cumprimento de lei que obriga transparência em fila do SUS

Data: 23/02/2024

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

 

A deputada estadual Ana Perugini (PT) cobrou, na tarde de quarta-feira (21), a regulamentação da lei que obriga o Governo do Estado a dar publicidade à ordem de espera de pacientes que aguardam procedimentos regulados pelo Sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde). A cobrança ocorreu durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de São Paulo.

A lei estadual 17.745/23 – de autoria dos deputados Clarice Ganem, Caio França e Ricardo França – foi aprovada em agosto do ano passado pelo parlamento paulista, sancionada no mês seguinte pelo governador Tarcísio de Freitas e, segundo o texto, deveria ter sido implantada no mês passado pela Secretaria Estadual de Saúde.

De acordo com a lei, o governo estadual deve disponibilizar as listas de pacientes à espera de exames e cirurgias em um portal para que as pessoas possam consultar pela internet ou presencialmente, na unidade básica de saúde mais próxima à sua casa.

“Nós estamos aguardando ansiosamente que o governador do estado, senhor Tarcísio, e o secretário de Saúde, Eleuses Paiva, regulamentem o projeto que foi aprovado nesta casa Isso é um direito do usuário e deveria estar acontecendo há muito tempo”, disse Ana.

Coordenadora da frente parlamentar criada na Alesp para contribuir com o aprimoramento do Sistema Cross, a deputada afirmou que tem recebido inúmeras denúncias de pacientes que estão sofrendo à espera de procedimentos. “Eu recebi um paciente que aguarda há 11 anos por uma cirurgia para implante de prótese no quadril. Ele tem 54 anos, mal consegue sentar e nem morfina é suficiente para aliviar sua dor”, comentou a deputada.

A Frente Parlamentar do Sistema Cross/SUS foi instituída no ano passado pela Assembleia Legislativa de São Paulo, por meio do ato número 134/23, assinado pelo presidente do parlamento paulista, após a adesão de 43 dos 94 deputados da Alesp.

O colegiado coordenado por Ana Perugini foi lançado em junho de 2023, na Câmara de Campinas, com a presença de profissionais de enfermagem, médicos, gestores hospitalares, dirigentes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), representantes de sindicatos, conselheiros tutelares, conselheiros municipais de saúde, vereadores de várias cidades da região, secretários de saúde e defensores do Sistema Único de Saúde.

A iniciativa visa fazer um diagnóstico e avaliar formas de aprimorar a eficiência e a transparência da Central de Regulação de Vagas, serviço do governo estadual responsável pela definição da ordem de atendimento de pacientes na rede pública de saúde em consultas com especialistas, exames e procedimentos cirúrgicos.

Notícias relacionadas
Deputada aponta educação de São Bernardo como destaque em alfabetização no Estado de São Paulo
Deputado prestigia 5º Aniversário do 6º BAEP em São Bernardo do Campo
Deputada quer proibir homenagens a ditadores e torturadores no Estado de São Paulo
Deputado avalia que início do ano letivo evidencia apagão de professores na rede estadual
Projeto de Lei propõe Comitê de Resolução de Disputas em Contratos Administrativos
Deputada viabiliza recursos para Taça das Favelas em São Bernardo do Campo
Consema aprova revisão das regras de licenciamento ambiental nos municípios

Notícias mais lidas
Lei determina presença de acompanhantes especializados para alunos autistas na rede de ensino em SP
Governo sanciona lei que dá direito a acompanhante em consultas médicas às mulheres em São Paulo
Sessão Solene reforça parceria da Alesp com entidades da Segurança Pública de São Paulo
Projeto que descongela tempo de serviço pode ser aprovado na CCJ da Câmara ainda neste ano
Alesp inicia 2024 com expectativa de manter protagonismo no debate sobre futuro de SP
Segurança Pública repercute na tribuna da Alesp na sessão desta sexta, 16
Plenário da Alesp aprova urgência a 17 projetos de lei de autoria dos parlamentares
Obrigatoriedade de oferta gratuita de água filtrada em bares e restaurantes vira lei em SP
Em 1ª reunião do ano, Comissão de Constituição, Justiça e Redação dá aval a 124 projetos de leis

 

Fonte: Alesp