Corte de recursos para Santas Casas e filantrópicos

Data: 05/02/2021

Exmo. Sr. João Doria

Governador do Estado de São Paulo

Não há dúvida de que o Estado de São Paulo é referência no combate a pandemia da Covid-19 principalmente no tocante à imunização. Não vamos nos aprofundar, neste ofício, sobre medidas administrativas, que são controversas em boa parte do mundo. Sabemos dos esforços do governo e somamos nessa luta pela ciência, pela vida, em favor das famílias paulistas e brasileiras.

Justamente por esse entendimento e diante das dificuldades nessa área ainda a superar, cabe-nos questionar por que razão foi determinado o corte de recursos para Santas Casas e hospitais beneficentes, em resolução publicada no início deste ano.

Segundo apuramos, a redução de verbas vai atingir 180 unidades hospitalares que atendem mais de 70% dos pacientes de coronavírus, com retirada de recursos do Programa Pró-Santas Casas (R$ 41 milhões por ano) e o Programa Sustentável (R$ 39 milhões), totalizando menos R$ 80 milhões.

Segundo a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes de São Paulo (FEHOSP), a redução chega a 12% do total das verbas.

Essas 180 unidades de saúde estão com UTIs praticamente lotadas, enfermarias tomadas e em estado de alerta, porque o número de casos cresce no estado e em todo o Brasil. Sem contar que a tabela SUS não é reajustada há muitos anos e isso provoca ainda mais obstáculos para essas instituições.

Por todos esses motivos, solicitamos a V. Exa., que reconsidere a medida de corte e mantenha a integralidade das verbas para os hospitais, exatamente pela luta que devemos travar em favor da vida, num momento tão importante para todos.

Atenciosamente,

Dr. Edison Ferreira da Silva