Na manhã desta sexta-feira (10/03), aconteceu o II Seminário de Prevenção de Incêndios, realizado pelo SINDHOSFIL/SP. O evento contou com a participação de mais de 30 profissionais arquitetos, engenheiros, técnicos da segurança do trabalho da capital e interior das Santas Casas e instituições filantrópicas reunidas no auditório do Sindicato.
O primeiro palestrante Rafael Mendes Martins, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, promoveu questionamentos sobre aspectos práticos de ocorrência de incêndio nos hospitais.
“Os principais incêndios ocorrem pela ausência ou quebra das barreiras administrativas, como a comunicação”, destaca Martins.
A apresentação trouxe indagações se a instituição traz uma clareza no processo e na comunicação, como por exemplo, informar o ramal de emergência para funcionários e prestadores de serviços.
O engenheiro apresentou ferramentas de gestão, instruções sobre as condições de trabalho dos brigadistas e relatou um caso real de incêndio em um hospital.
Na segunda apresentação do simpósio, Hauryk Gonçalves, sales diretor do Engprotection Sistemas Tecnológicos, incentivou o uso de equipamentos certificados, principalmente os de certificações europeias e norte americanas. Segundo ele, “as certificações nacionais não têm um registro de histórico, ou seja, aciona os bombeiros, mas não identifica a fonte ou a causa do incêndio. “
Durante a palestra, houve a demonstração de equipamentos e detectores de incêndio e o Huiryk Gonçalvez, diretor operacional do Engprotection Sistemas Tecnológicos, enfatizou a importância das instituições possuírem equipamentos adequados. “Todos os hospitais vivenciam ao menos um pequeno evento de incêndio, e se conseguir identificar a causa será mais rápido resolver e prevenir, através do uso correto do detector”, finalizou Huiryk.
Devido à grande participação e procura pelo Simpósio, o presidente do SINDHOSFIL, Edison Ferreira informou que em setembro ocorrerá a segunda edição do evento.