Colsan, filiada do SINDHOSFIL/SP, completa 60 anos

Data: 12/08/2019

A Colsan – Associação Beneficente de Coleta de Sangue – foi fundada pelo engenheiro Othon Barcellos, juntamente com um grupo de amigos, que tinham como objetivo prestar um serviço à comunidade suprindo gratuitamente as necessidades de sangue nos hospitais, prontos-socorros, clínicas, casas de misericórdia e de saúde e que prestavam, sem remuneração, assistência médica aos enfermos.

Fundada em 15 de agosto de 1959, entrou em funcionamento logo no mês seguinte. O primeiro doador foi o então Governador Carvalho Pinto e o segundo o bispo D. Paulo Rolim Loureiro, de São Paulo.

Mantinha um posto de coleta de sangue no centro da cidade e um ônibus de coleta que diariamente se deslocava para porta de indústrias e ruas de comércio para coletar o sangue dos doadores. Com o tempo recebeu a doação de mais dois ônibus que ficavam estacionados na Praça Patriarca, da Sé e Praça Ramos de Azevedo e que se tornou um ícone na paisagem Paulistana da época.

Em 10 de novembro de 1962, Guilherme de Almeida, dedicou um poema “à Colsan – em favor de sua santa causa: O poema Gôta de Vida”, demonstrando a preocupação da Sociedade e de seus intelectuais com a “causa do sangue” na época.

Nesses 60 anos, a Colsan sempre prezou pela inovação e qualidade de seus serviços obtendo diversas conquistas, entre elas atender a toda a rede hospitalar da secretaria Municipal da Saúde de São Paulo e unidades hospitalares da rede SUS na região do grande ABC, Jundiaí e região, Sorocaba e região, e os municípios de Santos, Itanhaém, Praia Grande e Vale do Ribeira, construir os hemocentros regionais de Jundiaí, São Bernardo do Campo, assumir o Hemonúcleo de Sorocaba, além de obter certificações de qualidade, ISO-9001:2015 e Acreditação ONA, pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini.

A Colsan conta atualmente com 11 postos de coleta, sendo responsável pelo gerenciamento de 52 agências transfusionais sob administração direta, fornecendo aproximadamente 21.500 hemocomponentes/mês para cerca de 100 hospitais clientes e coleta mensalmente em torno de 13.500 bolsas de sangue, cumprindo a proposta inicial assumida desde sua fundação: contribuir para a resolução das questões referentes à falta de sangue no estado de São Paulo.