CLAMOR PÚBLICO

Socorro às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do País

O SINDHOSFIL vem a público expressa ser apoio irrestrito ao Clamor ás Santas Casas e Hospitais Filantrópicos e apoio a CMB e a FEHOSP

A Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), em nome de suas 15 Federações estaduais e dos 2.100 hospitais que representa, chama a atenção quanto ao descaso dos gestores e do Governo em relação à assistência da Saúde da população.

O segmento sem fins lucrativos é responsável, hoje, por mais de 50% dos atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), mais de 60% dos transplantes e tratamentos de câncer realizados no país e por ser a única unidade de saúde na maioria dos municípios com menos de 30 mil habitantes. As entidades têm mantido sua missão histórica de cuidar e atender os mais necessitados, tornando-se a maior parceira do SUS.

Mesmo assim, conforme apresentado este ano pelo Movimento Nacional de Acesso à Saúde: meu Direito é um Dever do Governo, realizado nos municípios, Estados, e em Brasília, em 2015, vivemos uma realidade financeira caótica, com uma contínua descapitalização de nossas entidades, causada pelo subfinanciamento do SUS. E o atraso nos repasses desencadeia uma inevitável interrupção nos atendimentos em diversas regiões e cidades do país. Com uma dívida global que já supera os R$ 21 bilhões, as Santas Casas e os Hospitais Filantrópicos não têm conseguido manter seus serviços como de costume. Em 2015, tivemos o fechamento de 218 hospitais, 11 mil leitos e 39 mil demissões de trabalhadores. Essa situação não vitimiza apenas o setor hospitalar, mas, e principalmente, a população que dele depende!

Nesse sentido, a CMB EXPRESSA UM CLAMOR PÚBLICO DE SOCORRO ÀS SANTAS CASAS E AOS HOSPITAIS FILANTRÓPICOS, NO SENTIDO DA EFETIVIDADE DE SOLUÇÕES EMERGENCIAIS DAS PAUTAS APRESENTADAS PELO SETOR:

1 – Alocação de recursos adicionais no montante de R$ 10 bilhões/ano para o mínimo equilíbrio econômico e financeiro dos serviços contratados com o Sistema Único de Saúde – SUS;

2 – Estabelecimento de política de saneamento financeiro das instituições, com prioridade absoluta e celeridade na tramitação do PL 744/2015 do Senado Federal, ou através de Medida Provisória que contemple seu conteúdo.

A RESPONSABILIDADE É DE TODOS. NÃO ABANDONEM AS SANTAS CASAS E OS HOSPITAIS FILANTROPICOS.