Check-up nas empresas: conheça as doenças mais comuns dos executivos

Data: 26/10/2023

Variação do check-up médico, o check-up executivo considera os desafios e as demandas específicas associadas aos profissionais de alta liderança

Cada vez mais as pessoas se convencem de que a saúde, mais do que genética, é consequência de escolhas e bons hábitos. Do ponto de vista corporativo, colaboradores saudáveis impactam significativamente na redução do absenteísmo e dos afastamentos por doenças e, consequentemente, as empresas conseguem ter um maior controle de sinistros das operadoras de saúde.

Neste contexto, os check-ups médicos são ferramentas importantes, responsáveis pela detecção precoce e monitoramento de quaisquer problemas de saúde. Dados do IBGE mostram que o Brasil tem cerca de 211,8 milhões de pessoas, sendo que 70,6 milhões delas não fazem check-up anualmente. Mesmo aquelas que possuem plano de saúde acabam deixando de realizar exames de rotina, muitas vezes, em decorrência da falta de tempo.

E por falar em tempo, este também é um dos fatores que está popularizando o check-up executivo, uma modalidade mais especializada, geralmente direcionada a executivos e profissionais de alto escalão das empresas. Essa abordagem é projetada para atender a necessidades específicas, considerando os desafios e demandas associadas a esse público.

Embora tanto o check-up médico tradicional quanto o executivo tenham o objetivo de identificar problemas e fornecer uma visão geral do estado de saúde da pessoa, os check-ups executivos são mais abrangentes e rápidos. A principal vantagem é que há a possibilidade de todos os exames laboratoriais e de imagem, além de avaliações cardiológicas, oftalmológicas e de saúde mental, por exemplo, serem realizadas em apenas uma manhã. Nestas avaliações, existe uma abordagem direcionada para realidade do executivo e discussão de metas para mudança de estilo de vida e hábitos.

Doenças mais comuns

De 2007 a 2020, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) registrou 94.163 casos de lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteomusculares, assim como 12.969 casos de transtornos mentais relacionados ao trabalho.2 E algumas dessas doenças são bastante apontadas nos check-ups executivos, incluindo:

• Obesidade e sobrepeso: frequentemente associadas a comorbidades como doenças cardíacas, diabetes, apneia do sono e distúrbios metabólicos. De acordo com a OMS, há mais de um bilhão de adultos acima do peso no mundo – destes, 500 milhões são considerados obesos.3
  • Estresse e saúde mental: ansiedade, depressão, estresse crônico e burnout também podem ser avaliados durante um check-up executivo. O Relatório Mundial de Saúde Mental da OMS estima que 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente devido à depressão e à ansiedade, custando à economia global quase um trilhão de dólares.4
  • Doenças cardiovasculares: incluem hipertensão arterial, doença arterial coronariana, arritmias cardíacas. Uma estimativa conjunta entre a Organização Mundial da Saúde e a Organização Internacional do Trabalho avaliou a relação entre doenças sistêmicas do coração com a duração de jornadas de trabalho e apontou que jornadas iguais ou superiores a 55 horas semanais, quando comparadas a jornadas de 35 a 40 horas semanais, aumentam em 35% o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e em 17% o risco de desenvolvimento de doença isquêmica do coração.5
  • Doenças gastrointestinais: refluxo gastroesofágico, gastrite, úlceras e doença inflamatória intestinal também são queixas comuns entre executivos. Segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), as doenças inflamatórias intestinais atingem mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo e não têm cura, mas o diagnóstico precoce ajuda a estabelecer um tratamento que melhore a qualidade de vida.6

Indivíduos saudáveis têm maior disposição e rendimento, impactando positivamente a produtividade, a liderança e a eficiência da equipe. Hoje, as empresas se preocupam mais em ter um olhar preditivo. Oferecer um check-up executivo tem sido um benefício valioso para reter talentos de alto nível nas empresas, demonstrando preocupação genuína com o bem-estar de líderes que sofrem com a falta de tempo e pressão do dia a dia.

Fonte: Saúde Business