Casos de depressão e ansiedade aumentam na pandemia da Covid-19

Data: 31/05/2021

Com a pandemia do novo coronavírus, o mundo notou um aumento de casos de depressão e ansiedade, ao mesmo tempo que os serviços de atendimento a pacientes com transtornos mentais foram interrompidos. É imprescindível saber que esses transtornos possuem tratamento e, aos primeiros sintomas, as regras sanitárias de combate à Covid-19 não devem impedir que se busque ajuda médica e psicológica.
Dependendo do quadro clínico, pode ser necessário o uso de medicação. Em geral, o tratamento baseia-se na associação de remédio e psicoterapia, que pode ser realizada também on-line. Praticar algum exercício físico, ioga e meditação também são recursos benéficos com eficácia comprovada cientificamente.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), mais de 264 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo, e um a cada 13 indivíduos manifesta sintomas de ansiedade.
A pandemia agravou o problema ao obrigar todos ao isolamento social, fazer aumentar o medo com o futuro e elevar a carga de estresse. Ao mesmo tempo, segundo a pesquisa da própria OMS, de 2020 até agora, 93% de 130 países apresentaram interrupção ou fechamento dos serviços de atendimento a esses pacientes. Este é o primeiro levantamento a indicar o grau da devastação nos sistemas de assistência às enfermidades psiquiátricas na maior parte do mundo em razão da pandemia.
Fonte: Extra