Carteira de Trabalho Digital facilita acesso a informações sobre o trabalhado

Data: 09/09/2019

Todas as pessoas que prestam algum tipo de serviço terceirizado, isto é, para empresas privadas ou públicas. Obrigatoriamente devem ter a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), um documento que registra o tempo de serviço do cidadão, seu salário mensal e suas contribuições. A carteira é impressa em um posto do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Em novembro de 2018, o MTE e o Portal Emprega Brasil decidiram digitalizar o documento, permitindo seu acesso online. Uma forma de ter em mãos, todas as suas informações trabalhistas sobre o indivíduo, sem a necessidade de carregar a certidão física.

O sistema pode ser baixado em Smartphone, com sistema IOS e Android. Buscando o aplicativo nas lojas App Store ou Play Store. A adesão é gratuita, e está disponível para todos os brasileiros que já tiraram a primeira via do documento. O acesso através de computadores e notebooks é feito pelo site do Serviços MTE.

Será preciso criar um login e senha para cadastro do usuário, informando o número de NIS. Quem já tem registro no sistema do governo pode utilizar os mesmos dados. A ideia é que a carteira online facilite a consulta às informações sobre os trabalhos formais realizados nos últimos tempos. A princípio o documento online não substituirá o CTPS físico e impresso.

Confira.

Fonte: FDR