Carta aberta pela manutenção e ampliação das verbas para a saúde no estado de São Paulo

Data: 15/01/2021

O Sindicato das Santas Casas de Misericórdia e dos Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo, o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Estado de São Paulo, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de São Paulo e o Sindicato dos Enfermeiros dos Estado de São Paulo são contrários ao corte de 12% dos recursos dos programas de custeio Pró-Santas Casas e Santas Casas Sustentáveis.

Confira o texto dos presidentes destes sindicados:

Carta aberta à população pela manutenção e ampliação das verbas para a saúde no estado de São Paulo

É critica a situação da saúde no Brasil e no Estado de São Paulo. Sem controle, a pandemia traz inúmeros sofrimentos para a população.

Sem pulso para determinar medidas restritivas mais eficazes antes e depois das eleições, o governo do Estado contribuiu com as aglomerações nas eleições e nas festas de final de ano e, em consequência, com o aumento do número de contaminações e mortes pela doença.

Diante da lotação de hospitais e UTIs, o que exige medidas como mais recursos e mais pessoal, somos surpreendidos pelo governo do Estado de São Paulo que resolveu cortar 12% nas verbas para entidades filantrópicas, autarquias, fundações e instituições de saúde universitárias – em ações não relacionadas à Covid-19.  Serão R$ 80 milhões a menos em 180 unidades hospitalares, que atendem mais de 70% dos pacientes da Covid-19.

O argumento do governo é contraditório. Segundo o decreto, a medida foi adotada pela “necessidade de ajuste orçamentário de custeio”, além da implementação de recursos na aquisição de insumos e contratações de emergência para o combate da pandemia da Covid-19. Ainda segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a resolução leva em conta “a necessidade de manter a austeridade e rigor nos gastos, preservando a qualidade dos serviços públicos”. Desde quando, administrar com qualidade se faz com retirada de recursos, verbas e meios para solucionar a crise da saúde em meio a pandemia?

A verba cortada servia essencialmente para custear a compra de medicamentos, insumos hospitalares, pagar médicos, enfermeiros, recepcionistas e serviços de limpeza.  As Santas Casas já têm dificuldades financeiras e os cortes colocam em risco a manutenção das portas abertas para atender a população.

As Santas Casas do Estado e os hospitais filantrópicos estão lotados durante a pandemia do coronavírus. A  maioria está com mais de 90% de ocupação nas UTIs, e o corte afeta especialmente quem depende do sistema público de saúde.

A redução de recursos acontece no mesmo momento em que há um significativo aumento nos valores dos planos de saúde e com a tendência do aumento na procura pelos serviços públicos de saúde, ampliando ainda mais o gargalo em que já se encontram.

Os hospitais estão trabalhando com recursos inferior ao necessário e com cargas horárias elevadas, com grande estresse e cansaço nos profissionais de saúde.

Todos esses fatores ampliam a crise da saúde pública e dificultam o atendimento à população.

Diante disso, os abaixo-assinados, reivindicamos:

-Manutenção e ampliação dos recursos destinados à saúde pública;

– Revisão do corte de 12% nas verbas destinadas às Santas Casas, readequação das mesmas para as necessidades humanas básicas essenciais.;

– Dimensionamento de pessoal de acordo com a legislação para garantir atendimento adequado e evitar sobrecarga de trabalho e doenças laborais;

– Garantia de emprego para os profissionais de saúde, inclusive os contratados de forma emergencial, para atendimento da segunda onda da pandemia e manutenção do processo saúde-doença da população paulista.

Edison Ferreira da Silva

Presidente do Sindicato das Santas Casas de Misericórdia e dos Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo

José Jailson da Silva

Presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Estado de São Paulo