Busca por hemodiálise no SUS tem fila e pacientes internados para garantir tratamento em Campinas

Data: 30/11/2023

As pessoas que dependem de hemodiálise pelo SUS sofrem com a falta de vagas em Campinas (SP). Em alguns casos, pacientes estão internados só para terem acesso ao procedimento, enquanto outros aguardam em casa uma resposta sobre quando terão direito ao tratamento.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o estado é o responsável por oferecer a hemodiálise mas, apesar disso, disponibiliza 253 vagas de tratamento por meio de convênios com hospítais da cidade (PUC-Campinas e Beneficência Portuguesa), e todas estão ocupadas. Além disso, há 18 pacientes internados em leitos municipais para realização do tratamento.

Já a Secretaria de Estado da Saúde destacou que somente neste ano, 577 pacientes começaram o tratamento de hemodiálise no Departamento Regional de Saúde de Campinas, mas não informou o número de pessoas na fila.

A pasta apenas disse que os pacientes são monitorados e seguem ordem de atendimento clínica e cronológica.

Drama
A diarista Márcia Regina de Oliveira chegou a realizar transplante de rim há 16 anos, mas após uma complicação, o órgão precisou ser retirado e ela sofre com a falta de vagas para realização da hemodiálise.

A filha dela, Shaiany de Oliveira Barbosa, conta que acionou a Secretaria de Estado, e que recebeu oferta de vaga para tratamento em São Paulo, o que seria inviável. Márcia precisa fazer o procedimento pelo menos três vezes na semana, e há eventos adversos em alguns casos.

Questionada, a pasta informou que conseguiu uma vaga para a diarista, que iniciará o tratamento em Campinas a partir desta quinta (30).

Fonte: G1