Bruxismo em crianças: conheça as causas e consequências

Uma das responsabilidades sociais do Sindhosfil é se preocupar com o bem estar dos seus filiados. Por isso, o Sindicado fechou uma parceria com a clínica dental Dr. Sorriso e semanalmente disponibilizará uma dica de saúde bucal para você.

Confira:

O ato de apertar ou ranger os dentes é  bastante comum entre as pessoas. Apesar de parecer  simples, trata-se de uma desordem funcional chamada bruxismo, que atinge adultos e crianças. Se não for tratado, pode trazer algumas consequências a saúde da pessoa que possui essa desordem.

O bruxismo é algo que pode se manifestar de dia e ou à noite e de forma consciente ou inconsciente. O mais comum é o ranger dos dentes durante o sono e, portanto, inconscientemente. A desordem funcional é percebida em adultos e crianças e, nos dois casos, deve ser tratada, mesmo que parcialmente.

Dois tipos de bruxismo

A desordem funcional pode aparecer em dois casos: fisiológica ou patológica. No primeiro caso, é comum que as crianças de até seis anos tenham o hábito de ranger os dentes como uma necessidade natural do organismo, para que possa ocorrer a troca dos dentes. Nessa idade, é comum que os dentes caninos estejam mais abrasivos. Mas tudo isso auxilia no desenvolvimento das bases ósseas.

Por outro lado, o bruxismo patológico pode se desenvolver com mais intensidade e provocar dores musculares, de cabeça e na articulação temporo-mandibular. Isso ocorre porque o desgaste dental é maior.

As causas do bruxismo patológico podem variar bastante. Algumas delas são: fatores hereditários, interferências dentárias na hora da mordida, respiração bucal, deficiências nutricionais, distúrbios neurológicos, estresse, hiperatividade e hábitos alimentares inadequados.

É difícil indicar qual o melhor tratamento para o bruxismo patológico em crianças, já que existem diversos casos e, portanto, diversas formas de resolver o problema. O ideal é que o cirurgião dentista estude o caso e indique o melhor tratamento. Entretanto, algumas dicas podem ajudar os pais no dia a dia.

– Estimular a mastigação de alimentos com bastante fibra e cortados em pedaços pequenos para desenvolver melhor a mordida;

– Fazer com a criança não mantenha hábitos prolongados de chupeta e mamadeira, já que isso pode alterar a mordida e até mesmo entortar os dentes;

– Proporcionar um ambiente e uma atividade tranquila antes da criança cair no sono;

– Programar a rotina da criança com períodos para brincar, com a finalidade de evitar o estresse.

Dra Renata Santana
Dr Sorriso