Aula inaugural na Santa Casa abre semestre de Medicina na Anhembi Morumbi

Procedimentos acontecerão entre 13 e 15 de agosto; técnica Holep permanece restrita a poucos centros no País

O médico urologista Annuar Chaguri será o responsável pelos procedimentos

A Santa Casa de Piracicaba, por intermédio de parceria com o Instituto de Urologia (IUP), promoverá seu terceiro mutirão de cirurgias para Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) entre os dias 13 e 15 de agosto. O evento contemplará oito procedimentos cirúrgicos destinados exclusivamente a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), utilizando a técnica Holep.

A Hiperplasia Prostática Benigna consiste no crescimento não canceroso da próstata que ocorre naturalmente com o envelhecimento masculino. A condição atinge cerca de 50% dos homens com mais de 50 anos, podendo acometer até 80% dos homens aos 90 anos. Ela representa a principal causa de sintomas urinários na população masculina.

“O aumento do volume prostático comprime a uretra, gerando sintomas obstrutivos e irritativos que comprometem significativamente a qualidade de vida. Entre os sintomas obstrutivos estão a dificuldade para iniciar a micção, jato urinário fraco e intermitente, gotejamento ao final da micção, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e necessidade de fazer força para urinar”, explica o médico urologista Annuar Chaguri (CRM 151025), que será responsável pelos procedimentos.

Ainda segundo Chaguri, os sintomas irritativos incluem aumento da frequência urinária durante o dia, urgência miccional (vontade súbita e intensa de urinar), noctúria (necessidade de acordar várias vezes durante a noite para urinar) e, em alguns casos, incontinência de urgência. “Muitos pacientes relatam acordar entre três a cinco vezes por noite, causando fragmentação do sono e fadiga durante o dia”, ressalta.

O mutirão marca um momento histórico para a medicina piracicabana, sendo a primeira vez que os procedimentos serão realizados com o equipamento Magneto Cyber Ho, representando a última geração da tecnologia laser de holmium. A Santa Casa se torna o primeiro hospital de Piracicaba a utilizar este equipamento de ponta, consolidando sua posição como centro de referência em urologia na região.

O mutirão integra as ações da Santa Casa para ampliar o acesso a tratamentos especializados pelo SUS

De acordo com Chaguri, a técnica Holep utiliza laser de holmium para remover completamente o tecido prostático aumentado. “O procedimento oferece recuperação mais rápida, menor risco de sangramento e maior efetitividade nos ganhos funcionais quando  comparado às cirurgias convencionais”, afirma o especialista.

O procedimento cirúrgico é realizado por meio da uretra, sem necessidade de incisões externas. Por intermédio de um instrumento com câmera, o cirurgião visualiza a próstata e utiliza o laser para separar o tecido aumentado, que posteriormente é removido. A técnica resulta em menor perda sanguínea e tempo de internação reduzido.

O mutirão integra as ações da Santa Casa para ampliar o acesso a tratamentos especializados pelo SUS, beneficiando pacientes que aguardam na fila de cirurgias urológicas.

 

Divulgação: Santa Casa de Piracicaba