O Ministério da Saúde, por meio da Auditoria-Geral do SUS, está promovendo, desde abril, o projeto ‘AudSUS em Movimento’, com o objetivo de estimular a integração entre os componentes do Sistema Nacional de Auditoria do SUS (SNA). Até o momento, o projeto já percorreu sete estados: Ceará, Goiás, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Piauí. Em junho, estão agendadas visitas aos estados de Sergipe – a partir desta segunda-feira (5), até quarta (7) – e São Paulo, entre os dias 14 e 16.
A iniciativa busca restabelecer o diálogo e a cooperação técnica entre as diferentes esferas do Sistema Único de Saúde (federal, estadual e municipal) e contribuir tanto para a aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos quanto para a integração dos profissionais de auditoria em nível nacional. A intenção é criar uma rede coesa, alinhada e sustentável para a prática das ações de auditoria do SUS.
Além das visitas aos componentes em todos os estados, o projeto também inclui a realização de oficinas regionais, que visam promover debates para alinhar conceitos e técnicas em auditoria interna do SUS, além de promover uma governança dialógica no âmbito do SNA. Das cinco regiões brasileiras, a primeira a ser visitada será o Centro-Oeste, com Goiânia como cidade-sede, onde as atividades ocorrerão de 21 a 23 de junho de 2023. A segunda oficina está marcada para a região Sul, no período de 15 a 17 de agosto, em cidade a ser definida.
Os resultados das oficinas regionais serão compilados em um relatório, que subsidiará as discussões do 2º Encontro Nacional de Auditoria do SUS (EnaudSUS), programado para ocorrer em Brasília (DF), em novembro de 2023. A atividade contará com a participação dos três componentes do SNA, com o objetivo de estabelecer acordos e diretrizes.
Além disso, durante o EnaudSUS 2023, será realizada uma mostra de experiências exitosas em auditoria do SUS, com o intuito de compartilhar o conhecimento e valorizar as ações de auditoria realizadas pelos profissionais do Sistema Nacional de Auditoria, além de promover a troca de experiências que podem servir como exemplos de boas práticas.