A comissão especial da Câmara dos Deputados que acompanha ações de combate ao câncer realiza nesta quinta-feira (2) audiência pública para debater o tratamento de pacientes com câncer de pele/melanoma pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
O debate foi sugerido pela deputada Silvia Cristina (PDT-RO), que afirma que, segundo dados do Sistema de Informação de Mortalidade, o câncer de pele foi a causa principal de morte em 3.752 pessoas no Brasil, no ano de 2015. Foram 1.794 óbitos advindos do câncer de pele melanoma e 1.958 óbitos para câncer de pele não melanoma.
“O câncer de pele/melanoma é uma doença que facilmente poderia ser diagnosticada ainda no início, porém, 15% dos pacientes são diagnosticados em fase de metástase. O diagnóstico precoce continua trazendo maiores chances de cura do tumor e até mesmo reduzindo as chances de uma intervenção cirúrgica”, diz a deputada.
Silvia Cristina lembra que o principal fator de risco é a exposição à radiação ultravioleta (UV), presente nos raios solares e nas unidades de bronzeamento artificial (câmaras de bronzeamento).
Entre os convidados para o debate estão representantes do Ministério da Saúde, do Instituto Vencer o Câncer, do Instituto Oncoguia e da Entidade Melanoma Brasil.
Fonte: Agência Câmara de Notícias