Associação Ritinha Prates oferece atendimento especializado e digno na área de Saúde

Data: 07/10/2020

Fundada em 23 de Outubro de 1977, a Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates é referência na área de saúde de pessoas com deficiência neurológica e também auditiva, física e visual

Sem fins lucrativos, a Associação de Amparo do Excepcional Ritinha Prates (AAERP) existe há 43 anos e trabalha na área da saúde e inclusão social, por meio do Hospital Neurológico Ritinha Prates (HNRP), com a prestação de serviços especializados a pessoas com deficiências neurológicas, e também por meio do Centro Especializado em Reabilitação (CER III), no qual atende pessoas com deficiência auditiva, física e visual. Entre os seus valores está o tratamento humanizado, além do respeito a conceitos éticos, morais, ambientais e filantrópicos.

O Hospital Ritinha Prates

O Hospital Neurológico Ritinha Prates é uma das mais importantes instituições de suporte na área da saúde às pessoas com deficiência neurológicas de Araçatuba e da região. Atualmente, atende 60 usuários em regime de internação de longa permanência de 40 municípios da região, por meio de profissionais qualificados e especializados em suas respectivas áreas de atuação. Sua fundação, em 23 de Outubro de 1977, ocorreu pelas mãos de José Américo do Nascimento. Naquela época, no mesmo local, o hospital contava com apenas o espaço de uma casa comum. A sede tem sido ampliada e hoje ocupa mais da metade da área de 8 mil m2.

Além de cuidar da saúde, a entidade trabalha com o resgate da valorização da pessoa com deficiência, para que ela não sofra mais com problemas de segregação social. Em 2010, o Hospital também ganhou uma área especialmente para pessoas com deficiências auditivas, o Ambulatório de Saúde Aditiva, que oferece suporte médico a todos os usuários que necessitam, por meio de consultas e disponibilização de aparelhos auditivos, de forma gratuita. Os serviços de excelência e qualidade do ambulatório resgatam a autoestima e o convívio social, por meio da adaptação da pessoa com deficiência auditiva.

CER III Ritinha Prates

O Centro Especializado em Reabilitação é um ponto de atenção ambulatorial especializada em atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde no território. Todo o atendimento realizado no CER é realizado de forma articulada com os outros pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde, por meio de Projeto Terapêutico Singular, cujo desenvolvimento envolve a equipe, o usuário e sua família.

O equipamento da Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) é direcionado ao atendimento de pessoas com deficiências auditiva, física e visual, de qualquer sexo e idade encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba. O objetivo é promover o estabelecimento e cumprimento das ações voltadas à qualidade de vida desse segmento, assegurando a igualdade de oportunidades às pessoas portadoras de deficiência. A garantia deverá resultar no provimento de condições e situações capazes de conferir qualidade de vida, com a plena observância do arcabouço legal específico, como é o caso do Decreto n.º 3.298/99 e a Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência.

Equipe e recursos

Dignidade, dedicação, esperança e amor, são palavras que decifram o trabalho realizado pelo Ritinha Prates, que atualmente conta com uma equipe de aproximadamente 190 profissionais distribuídos em diversas áreas, que incluem assistência social, enfermagem, terapia ocupacional, farmácia, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, odontologia e medicina especializada. A diretoria do Hospital tem por meta aumentar a capacidade de atendimento e, assim, beneficiar mais pessoas.

Em função da quantidade de profissionais disponibilizados e do alto custo dos tratamentos oferecidos, o hospital necessita de recursos financeiros obtidos por meio de doações e arrecadações. O convênio com o Ministério da Saúde consegue suprir 60% dos gastos da unidade, sendo que o restante vem de contribuições da sociedade, eventos, campanhas de captação de recursos, Nota Fiscal Paulista (NFP), entre outras ações, obtidas por meio de doações de pessoas em cerca de 90 cidades da região. Assim, a comunidade pode auxiliar a entidade sendo um sócio contribuinte, com doações regulares e esporádicas, apadrinhando os pacientes e usuários, participando dos eventos, promoções, doando alimentos e roupas, contribuindo com a campanha NFP, ou se tornando um voluntário.