Assembleia Legislativa do Estado e Câmara de Vereadores homenageiam enfermeiras da Santa Casa

Iniciativa marca reconhecimento ao profissional pelo Dia Internacional da Enfermagem. Santa Casa também se movimentará

A enfermeira da Santa Casa de Piracicaba, Carla Regiane Santos de Carvalho, foi uma das homenageadas na noite da última sexta-feira, 10, pela Alesp- Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, durante evento em comemoração ao Dia Estadual do Trabalhador da Saúde. A homenagem da Santa Casa foi entregue durante a solenidade pela enfermeira Rita de Cássia Machado Pereira e pela técnica de enfermagem Direne da Silva Santos, que representaram a Mesa Administrativa do Hospital.

A Câmara Municipal de Piracicaba também se mobilizou e homenageará, na noite do próximo dia 14, a técnica de enfermagem do Hospital, Cíntia Nones Siqueira, entre outros profissionais da cidade, numa iniciativa do vereador Ary Pedroso Jr. em alusão ao Dia Internacional da Enfermagem, reverenciado em 12 de maio.

 

Ao justificar as homenagens, a gestora do cuidado Denise Lautenschlaeger, coordenadora de todos os setores e unidades de enfermagem da Santa Casa, lembra que os profissionais de enfermagem compõem a maior equipe assistencial, respondendo por 40% dos funcionários da Instituição. Segundo ela, eles são, também, os profissionais que mantém contato direto e permanente com o paciente durante a sua passagem pelo hospital, respondendo pelo cuidado, assistência e promoção da saúde dessas pessoas em diversas áreas.

“A Enfermagem é a alma do Hospital e responsável por uma ampla gama de funções, incluindo a realização de exames físicos, administração de medicamentos, prestação de primeiros socorros, monitoramento de sinais vitais, assistência em procedimentos médicos, educação do paciente e da família sobre cuidados de saúde, além de colaborar com outros profissionais para garantir o bem-estar dos pacientes”, disse.

Denise conta que, além do cuidado direto aos pacientes, esses profissionais também desempenham papéis importantes na coordenação do cuidado, no planejamento e implementação de programas de saúde, na pesquisa clínica, na gestão de recursos e na defesa dos direitos dos pacientes. “Ser enfermeiro requer habilidades técnicas, emocionais e de comunicação; e compromisso com a excelência no cuidado e na promoção da saúde”, complementou a gestora.

 

Ela entende que, devido à sua formação e habilidade, a enfermagem enfrenta constantes dificuldades, inerentes às mudanças climáticas, às epidemias e endemias e às mais diversificadas ocorrências, atuando em ambientes desafiadores que exigem diariamente da equipe dedicação à saúde e também à arte de se comunicar bem, de ser empática e manter atuais os conhecimentos técnicos e científicos para absorção e empreendimento de inovações.

Para a coordenadora da Pastoral da Saúde na Santa Casa, Irmã Davina Bernardes, “a Enfermagem traduz a arte de cuidar e os enfermeiros são os artistas dessa ciência complexa e indispensável para a saúde de qualidade”. Ela lembra que a frase foi utilizada para compor uma dos banners que a Pastoral confeccionou para homenagear esses profissionais nos corredores do Hospital.

Ela revela que, por meio da direção da Santa Casa e apoio da Pastoral, todos os profissionais do setor de enfermagem do Hospital receberão uma caneta grafada com a palavra gratidão. “A gratidão que temos por esses profissionais é eterna e exprime o sentimento de resiliência que eles aprimoram a cada dia ao se colocarem à disposição para cuidar do outro com a alma e o coração”, disse.

Foto- A enfermeira Denise Laustenchlaeger, gestora do cuidado na Santa Casa; e a Irmã Davina Bernardi, coordenadora da Pastoral da Saúde do Hospital
Foto- A enfermeira Denise Laustenchlaeger, gestora do cuidado na Santa Casa; e a Irmã Davina Bernardi, coordenadora da Pastoral da Saúde do Hospital