Apoiador da Longevidade Expo+Fórum, SINDHOSFIL promoverá prêmio para ações ligadas à longevidade

Data: 12/08/2023

Objetivo é reconhecer e premiar iniciativas de sucesso voltadas aos colaboradores das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado. Presidente da Longevidade Expo+Fórum, Walter Feldman, participa da premiação

No cenário atual, a valorização e o cuidado com os colaboradores, especialmente na vida longeva, são elementos essenciais para o sucesso de qualquer instituição. Há várias edições, a Longevidade Expo+Fórum propõe o debate sobre a importância da multigeracionalidade, do empreendedorismo e do plano de carreiras para a população sênior. As Santas Casas de Misericórdia e os Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo também têm como prática manter a excelência nos serviços prestados e o incentivo à qualidade de vida e ao bem-estar dos colaboradores, sejam eles ativos ou inativos.

Para destacar essas ações, o Sindicato das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo (SINDHOSFIL-SP) criou o prêmio “Ações para a Longevidade”, uma iniciativa que visa reconhecer e premiar projetos focados na gestão e desenvolvimento de pessoas. A premiação tem como objetivo enaltecer ideias implantadas nas instituições de saúde filantrópicas do estado que se destacaram por suas abordagens inovadoras e dedicadas ao bem-estar dos colaboradores em todas as fases de suas vidas profissionais e pessoais.

Além da conscientização contra o etarismo, a iniciativa incentiva e dissemina políticas e práticas de longevidade na área de recursos humanos, reconhecendo o valor da experiência profissional aliada à experiência de vida dos colaboradores. O prêmio dará visibilidade às ações exitosas das entidades hospitalares filantrópicas do Estado de São Paulo nos eixos da alimentação saudável, da vida social ativa, das práticas de exercícios físicos, do controle vacinal e da convivência e voluntariado,

De acordo com o presidente do sindicato, Dr Edison Ferreira da Silva, a vida sênior é um assunto de extrema relevância para os gestores em saúde, especialmente de entidades filantrópicas com vasta participação histórica e social, como as Santas Casas.

“As Santas Casas e os Hospitais Filantrópicos são instituições centenárias que abrigam histórias e colaboram diretamente com o SUS para assistência de saúde da população brasileira. Na gestão de recursos humanos há inúmeros colaboradores com extenso vínculo com essas entidades, alguns aposentados, outros ainda em trabalho. Por isso, visualizamos que devemos propiciar aos mesmos, por sua enorme contribuição à filantropia, tal reconhecimento, além de uma proposta para longevidade após sua transição de vínculos na sociedade e nas instituições”, explica.

A direção da Longevidade Expo+Fórum foi convidada para participar da solenidade de premiação, dada a importância do evento para os debates sobre a longevidade no Brasil e no mundo. “O Prêmio Ações para a Longevidade, do SINDHOSFIL/SP, representa um importante reconhecimento às instituições de saúde filantrópicas que se destacam em promover a qualidade de vida e o bem-estar de seus colaboradores de todas as gerações. Ao incentivar políticas e práticas de longevidade nessas instituições, o sindicato reforça o compromisso com uma gestão humanizada e responsável, além de combater o idadismo e promover a participação ativa do longevo na sociedade. Estamos muito honrados em participar de uma ação tão significativa”, destaca o presidente da Longevidade Expo+Fórum, Walter Feldman.

Temas abordados

A edição de 2023 do Congresso Estadual do Sindicato das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo – ConSINDHOSFIL, abordará temas e debates atuais, com foco em soluções aos gestores hospitalares, especialmente na área de gestão de pessoas e recursos humanos. O Prêmio Ações para a Longevidade destacará iniciativas que impactam diretamente na vida longeva dos colaboradores e no desenvolvimento das instituições de saúde. Alguns dos temas que nortearam as inscrições foram:

Experiência profissional somada à experiência de vida: Valorizar a trajetória profissional dos colaboradores e reconhecer o enriquecimento que a experiência traz para o ambiente de trabalho. Comprometimento, dedicação e valorização do emprego: Incentivar a criação de um ambiente de trabalho acolhedor, que valorize o comprometimento dos colaboradores e promova a dedicação ao trabalho como fator chave para o crescimento institucional. Contribuição para o desenvolvimento econômico e social: Reconhecer a importância das instituições filantrópicas no desenvolvimento econômico e social da comunidade em que estão inseridas, bem como o papel fundamental dos colaboradores nesse processo.

Contribuição para uma vida justa e igualitária: Fomentar a equidade e a justiça social no ambiente de trabalho, promovendo um espaço inclusivo e igualitário para todos os colaboradores. Comprometimento com a responsabilidade social: Reconhecer ações que demonstrem o compromisso das instituições com a responsabilidade social e o impacto positivo que elas geram na comunidade.

Contribuição para a qualidade de vida da pessoa 60+: Valorizar iniciativas que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores a partir dos 60 anos de idade, incentivando a continuidade do trabalho com dignidade e respeito. Qual o compromisso da instituição ao término do vínculo empregatício: Reconhecer a importância de estabelecer vínculos sólidos e responsáveis com os colaboradores, mesmo após o término do contrato de trabalho, proporcionando uma transição respeitosa e digna.

O 7º ConSINDHOSFIL acontece entre os dias 16 e 18 de outubro no Hotel Majestic, que fica na cidade de Águas de Lindóia, em São Paulo. Inscrições e informações pelo site.

Texto: Aline Porfírio