Anvisa: Posse dos novos diretores: ministro da Saúde anuncia parcerias para produção nacional de vacina e medicamento

Discursos de fortalecimento da Anvisa e do Sistema Único de Saúde predominaram

na cerimônia de posse.

 

O auditório da Anvisa, em Brasília (DF), ficou lotado nesta quarta-feira (10/9) para a cerimônia de posse dos novos diretores Leandro Safatle, Daniela Marreco e Thiago Campos.

Veja as fotos da cerimônia nesse link.

Autoridades, representantes do setor regulado e profissionais da área da saúde acompanharam os discursos em defesa da Agência e do Sistema Único de Saúde (SUS). A cerimônia contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Na ocasião, o ministro Alexandre Padilha anunciou duas parcerias que irão possibilitar a oferta de uma nova vacina para o SUS e ampliar o acesso a um medicamento já oferecido atualmente, o natalizumabe.

A primeira parceria permitirá a transferência, da farmacêutica Pfizer para o Instituto Butantan, da tecnologia para produção no Brasil da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR).  A medida permitirá que, até dezembro deste ano, mais de um milhão de doses da vacina sejam distribuídas para imunizar gestantes de todo o país.

O vírus é responsável por 80% dos casos de bronquiolite e por 60% das pneumonias em crianças menores de 2 anos. A vacina será indicada para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. Com apenas uma dose, a imunização materna transfere anticorpos e protege o bebê nos primeiros meses de vida.

Já a segunda parceria, entre a farmacêutica Sandoz e o Butantan, permitirá a produção no país do natalizumabe, medicamento utilizado para tratamento da esclerose múltipla. O SUS oferta o natalizumabe desde 2020, mas atualmente há apenas uma empresa com registro na Anvisa. Com a parceria, o Ministério da Saúde irá ampliar a concorrência, reduzir vulnerabilidades e fortalecer a política de acesso universal ao tratamento.

Novos diretores

Leandro Safatle, Daniela Marreco e Thiago Campos assumiram oficialmente seus cargos na diretoria da Anvisa. Com a posse, a Diretoria Colegiada está completa.

Veja trechos dos discursos dos novos diretores:

Leandro Safatle – diretor-presidente:

“A Anvisa é respeitada porque enfrentou desafios e avançou. Ao lado dos colegas diretores e dos trabalhadores da Anvisa, reafirmo o meu empenho em lidar com os desafios atuais e futuros. O mundo vive uma aceleração tecnológica sem precedentes, acompanhada de um aumento da complexidade de inovações tecnológicas. Ao mesmo tempo, a indústria nacional de mostra preparada para dar o salto para a inovação e produção local. Esse cenário exige uma visão regulatória integrada, que garanta excelência técnica com estímulo ao desenvolvimento produtivo e tecnológico. É aqui que reforço um dos principais princípios dessa gestão, o de promover soberania e acesso à saúde.”

Daniela Marreco, diretora:

“Se na minha gestão na diretoria da Anvisa eu puder representar e honrar os nossos servidores e servidoras, terei feito um ótimo trabalho, com certeza. Aqui, aproveito para agradecer ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, por todos os esforços que ele tem feito para a recomposição da nossa força de trabalho e para o fortalecimento da nossa Agência, juntamente com a ministra Esther Dweck. Contem com meu compromisso para que todo esse esforço seja revertido na melhoria do acesso da população a produtos e serviços com qualidade e segurança. Chego à diretoria com uma obsessão por reduzirmos os tempos de espera para registro dos produtos que regulamos. A Anvisa precisa ser uma agência do acesso, promotora do desenvolvimento e da inovação. Não podemos ser barreira, mas sim ponte para o acesso.”

Thiago Campos, diretor:

“A presença negra nos espaços de poder segue muito aquém da sua representatividade no nosso país. Uma sub-representação que fere a equidade, fere e machuca. Hoje, ao tomar posse como diretor da Anvisa, trago comigo a responsabilidade de escrever uma nova página dessa história. Para alguns, esse fato pode não ter grande significado. Para mim, para a minha ancestralidade, para aqueles que vieram antes, para os que virão depois e para todos que se reconhecem nesse momento, isso significa muito. E é justamente esse significado que move meus desafios, meus compromissos, meus desejos nessa nova função. O desafio de compreender que cada decisão negligenciada, cada atraso, afeta principalmente os nossos, os meus, a população negra desse país. Assumo, portanto, esse cargo com o compromisso de trabalhar para que a Anvisa continue sendo uma instituição capaz de proteger vidas, reduzir desigualdades e garantir o direito à saúde para todos os brasileiros e brasileiras.”

Veja a gravação completa do evento em Cerimônia de posse dos novos diretores da Anvisa – 2025

*Com informações do Ministério da Saúde.

 

Fonte: Anvisa