Abertura oficial do 5º ConSINDHOSFIL destaca a importância do RH hospitalar

Data: 21/10/2021

Na manhã desta quinta-feira (21/10), em São Paulo, teve início o 5º ConSINDHOSFIL – Congresso Estadual do Sindicato das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo, em formato híbrido com 300 participantes, divididos entre o presencial e online.
A cerimônia oficial de abertura contou com a presença de Galdilei Arnoni, assessor jurídico do Sindicato. No ato, representando a comissão científica do ConSINDHOSFIL, marcou presença a Alrly Belas, diretora de Ciências da Vida e Saúde para a América Latina no Ministério de Comércio Internacional do Reino Unido, o diretor-presidente da FEHOSP, Edson Rogatti, e o anfitrião e presidente do SINDHOSFIL/SP, Edison Ferreira da Silva.
As autoridades do setor presentes no evento, destacaram a importância do departamento e lideranças de recursos humanos dos hospitais, especialmente nas instituições filantrópicas e neste período em que a sociedade enfrenta a pandemia da Covid-19. Como forma de diminuir os danos, enfatiza-se a necessidade da retomada da educação continuada e do aprendizado pós-crise.
O diretor-presidente da FEHOSP, Edson Rogatti, destacou o volume do atendimento à Covid nas instituições. “São 1.824 unidades filantrópicas hospitalares no Brasil, 409 estão no Estado de São Paulo, e durante a pandemia, em nosso estado, algumas regiões foram responsáveis por mais de 90% dos atendimentos SUS, mas em média, todas fizeram mais de 60% dos atendimentos Covid, comprovando o quanto somos essenciais”, ressaltou.
A diretora de Ciências da Vida e Saúde para a América Latina no Ministério de Comércio Internacional do Reino Unido, Alrly Belas, pontuou a importância das parcerias internacionais em saúde, especialmente no desenvolvimento e estratégias voltadas para a vacinação em massa da população mundial, exemplificando a parceria do Brasil com a Europa na troca de conhecimento para a vacina da Oxford/AstraZeneca. “A crise reforçou a importância do intercâmbio de ciência para saúde e, nosso papel no Brasil é fazer a ponte entre as instituições de saúde do Brasil e da Europa, estimulando o intercâmbio de conhecimento, inovação e experiências”.
O presidente do SINDHOSFIL, Edison Ferreira da Silva, agradeceu a participação de todos os patrocinadores e a comissão científica, enfatizando a resiliência e o papel das instituições filantrópicas no Estado de São Paulo e o enfoque do Congresso em recursos humanos. “As nossas instituições, diante de suas características filantrópicas, devem absorver estratégias importantes para competirem com outros segmentos econômicos. Com este propósito, devemos propiciar neste evento experiências, ferramentas e cases que, compartilhados, agregarão às Instituições novos processos e habilidades na gestão de Recursos Humanos, diante dos enfretamentos pandêmicos de repercussão mundial, em todos os níveis sociais e econômicos”, conclui Ferreira.