Dados de informações de Hospitais estão em risco

Uma das maiores empresas fornecedoras de soluções para de EHR (Electronic Health Record), que em português pode ser traduzido como Registro Eletrônico de Saúde, também chamado no Brasil de PEP (Prontuário Eletrônico de Saúde), foi vítima de um grande ataque de ransomware, que sequestrou os dados que são acessados por diversos hospitais e clínicas de saúde nos EUA. A empresa alvo desta vez foi a As scripts e teve dois centros de dados atingidos.

O SINDHOSFIL/SP preocupado com esta questão de Hackeramento de dados desde o ano passado já contribui com palestras em sua sede alertando seus filiados. Caso você não saiba, o ransomware é um tipo de malware que, quando entra em um sistema, restringe o acesso e cobra um valor “resgate” para que o usuário possa voltar a acessá-lo. Por exemplo, ao clicar ou baixar um arquivo malicioso, o computador de uma entidade é completamente compactado via criptografia.

Desta forma possuímos conhecimento de duas unidades do Hospital do Câncer e a Santa Casa de Barretos, no interior de São Paulo, que foram afetados pelo ataque de ransomware em julho de 2017. De acordo com a página do Facebook do Hospital do Câncer, as unidades de Jales (São Paulo e Rondônia) — além dos Institutos de Prevenção — também tiveram os computadores sequestrados.

Nesta condição e visando atender seus associados, o SINDHOSFIL/SP está realizando um curso grátis aos seus filiados para 50 entidades para alertar e as cautelas quanto a estes riscos no dia 7/3, das 13h às 17h.

Fontes: http://www.abctec.com.br/prontuarios-eletronicos-de-pacientes-afetados-em-ataque-de-ransomware/
https://www.tecmundo.com.br/ataque-hacker/118379-novo-ataque-ransomware-comeca-infectar-computadores-brasil.htm