A história do Hospital Amaral Carvalho (HAC), filiado do SINDHOSFIL/SP, começou há mais de 100 anos, com a doação de imóveis e recursos financeiros pelo casal Domingos Pereira de Carvalho e Anna Marcelina Campanhã de Carvalho, e o início da construção da Maternidade do Jahu. Após ampliações das atividades para hospital geral e com nova nomenclatura, na década de 70, tornou-se a primeira organização hospitalar do interior do estado de São Paulo especializada em câncer.
Hoje, um complexo composto pelo Hospital Amaral Carvalho, setores administrativos e de apoio, além de unidades de assistência social e atividades culturais, são mantidos pela Fundação Amaral Carvalho, a mais antiga entidade filantrópica privada de assistência à saúde do Brasil.
Reconhecido nacionalmente pelo tratamento de qualidade a pacientes de todo o País, somente em 2016 atendeu mais de 64 mil pessoas e realizou mais de 1 milhão de procedimentos, como cirurgias, quimioterapias e radioterapias. Além da oncologia, o HAC atende especialidades como cirurgia bariátrica e é o serviço nacional que mais realiza transplantes de medula óssea.
O Superintendente, Antonio Luís Cesarino de Moraes Navarro destaca as ações de assistência social, uma das prioridades do hospital que oferece Casas de Apoio aos pacientes de outras cidades que não têm condições de arcar com custos de hospedagem e alimentação durante o tratamento, além de estruturas importantes, como o Centro de Apoio ao Paciente e o Espaço Cultural Amaral Carvalho, que disponibilizam atividades para os usuários dos serviços. “Contamos com uma rede de voluntários em mais de 100 cidades que dão suporte aos mais carentes: são quase 5 mil pessoas engajadas na luta contra o câncer e que garantem o sucesso no tratamento de milhares de pacientes”, relata.
Certificado como Hospital de Ensino, o HAC tem um programa de residência médica em várias especialidades e que já capacitou mais de 100 profissionais. Possui ainda um comitê de Ética em Pesquisa que regulamenta ações e normatizações para pesquisas envolvendo seres humanos.
Além dos serviços de saúde, realiza ações sustentáveis, como logística reversa e coleta seletiva dos materiais, e participa de programas internacionais de preservação do meio ambiente, como a Organização Não Governamental (ONG) Saúde Sem Dano e Hospitais Saudáveis.
“Todos os nossos esforços são com foco na missão de promover a saúde e o bem-estar daqueles que procuram nossos serviços, e somos muito gratos aos que contribuem para isso: profissionais, voluntários, apoiadores e doadores, pessoas e organizações que nos ajudam a fazer a diferença na vida de milhares de pessoas”, complementa Navarro.