ANS aprova a criação de planos de saúde acessíveis

O Grupo de Trabalho constituído pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) analisou a proposta do Ministério da Saúde de criação de planos de saúde acessíveis à população e encaminhou à Diretoria Colegiada da ANS o Relatório Conjunto SEGER/GABINETE/ANS Nº 01/2017, com várias considerações e concluiu-se que as propostas originárias do Ministério da Saúde concorrem com ações regulatórias já em andamento na ANS.

Desta forma, alguns itens precisam de maior detalhamento e de estudos de mensuração de seus impactos, tais como: atenção básica, coparticipação, diretrizes de utilização, canais digitais de comunicação segunda opinião médica, sendo ações que já ocorrem no mercado, independente de quaisquer sugestões contidas nas propostas de planos acessíveis.

O Relatório foi submetido à deliberação da Diretoria Colegiada da ANS e agora será preciso aguardar os próximos encaminhamentos que esta irá adotar.

Para os hospitais filantrópicos e Santas Casas de menor porte abre-se, com isso, a possibilidade de criação de planos de saúde próprios, como mais uma forma de captação de recursos, especialmente para as que sofrem com as dívidas e a desvalorização da tabela SUS.

Fonte: Fehosp