Colsan completa 58 anos

A Colsan – Associação Beneficente de Coleta de Sangue – filiada do SINDHOSFIL/SP foi fundada pelo engenheiro Othon Barcellos, juntamente com um grupo de amigos, que tinham como objetivo prestar um serviço à comunidade suprindo gratuitamente as necessidades de hospitais. A criação foi inspirada no trabalho realizado pela Cruz Vermelha alemã que Othon conheceu em uma de suas visitas àquele país.

A diretoria e conselhos técnicos eram compostos por figuras de destaque da indústria, comércio, ciências e política da época. Para que a Colsan tivesse vida própria, sem ajuda governamental, o conselho técnico era formado por diretores de faculdades de medicina e presidentes das Associações Médicas de São Paulo.

Fundada em 15 de agosto de 1959, entrou em funcionamento logo no mês seguinte. O primeiro doador foi o então Governador Carvalho Pinto e o segundo o bispo D. Paulo Rolim Loureiro, de São Paulo.

Nesses 58 anos, a Colsan sempre prezou pela inovação e qualidade de seus serviços obtendo diversas conquistas, entre elas atender a toda a rede hospitalar da secretaria Municipal da Saúde de São Paulo e unidades hospitalares da rede SUS na região do grande ABC, Jundiaí e região, Sorocaba e região, e os municípios de Santos, Itanhaém, Praia Grande e Vale do Ribeira, construir os hemocentros regionais de Jundiaí, São Bernardo do Campo, assumir o Hemonúcleo de Sorocaba, além de obter certificações de qualidade da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, em acordo com a norma ISO-9001:2015 e Acreditação ONA pelo IBES – Instituto Brasileiro para excelência em Saúde e da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível pleno.