Conheça os benefícios do aparelho autoligado

Uma das responsabilidades sociais do Sindhosfil é se preocupar com o bem estar dos seus filiados. Por isso, o Sindicado fechou uma parceria com a clínica dental Dr. Sorriso e semanalmente disponibilizará uma dica de saúde bucal para você.

Confira:

Aparelhos ortodônticos costumam ser uma verdadeira dor de cabeça. Isso porque nem sempre eles são confortáveis e muitas vezes precisam de manutenção constante do dentista, o que torna o tratamento mais complicado do que deveria. No entanto, para melhorar a qualidade de vida de quem precisa desses aparelhos, foi criado o aparelho autoligado, que possui uma série de benefícios se comparado com os modelos tradicionais.

Vantagens do aparelho autoligado

– Sem borrachas

Isso porque eles possuem uma baixa fricção e o fio do aparelho passa por uma espécie de canaleta que fica presa a pequenas tampas de cada braquete, o que dispensa o usa das conhecidas borrachinhas.

Essa estrutura ligada aos arcos ortodônticos permite que uma força menor seja aplicada ao aparelho e o torne menos incômodo ao paciente que já sofre bastante com a mudança ocasionado pelos fios em seus dentes.

– Menos bactérias

No aparelho ortodôntico convencional as borrachas são ligaduras que prendem o fio aos braquetes, mas como elas são inexistente nos aparelhos autoligados, a quantidade de bactérias diminui, já que não existe mais o acúmulo de comida, tártaro e bactéria no aparelho.

Isso permite que cáries, mau hálito, cálculo dentário e outros problemas bucais sejam evitados com mais eficiência pelos aparelhos autoligados.

– Tratamento mais rápido e menos doloroso

Como o aparelho autoligado permite um atrito menor passando na estrutura, a força aplicada para o tratamento é bem menor e mais ideal do que a dos aparelhos convencionais. Isso permite uma movimentação mais eficaz e rápida, que causam menos dor e que diminuem o tempo do tratamento.

Além disso, esse menor atrito também permite que a movimentação dos dentes seja mais suave e que os tecidos que o circundam (ligamentos periodontais, ossos e gengiva) fiquem menos irritados, o que causará menos dor ao paciente.

Isso também permite que os usuários tenham menos episódios de dor, causados normalmente quando o dentista precisa ajustar o aparelho ou quando ainda estão se adaptando a toda a estrutura metálica na boca. Tudo isso por conta da força mais leve aplicada aos dentes.

Vale lembrar também que esse tipo de aparelho é mais eficaz quando o assunto é o espaço dos dentes, já que a necessidade de extração de dentes por conta do aparelho é bem menor do que nos convencionais.

Dr Edvaldo Junior
Equipe Dr Sorriso