Novo episódio de Futuro Explica fala dos desafios de Alexandre Padilha no Ministério da Saúde e estratégias para fortalecer o SUS
Alexandre Padilha assumiu o Ministério da Saúde em março de 2025, em um momento crítico para o governo Lula, com a pressão do Centrão por mais espaço no governo. A troca de comando, já esperada nos bastidores, foi vista como uma tentativa de reorganizar a gestão. Em meio a esse cenário, o novo episódio do Futuro Explica aprofunda os desafios de Padilha à frente da pasta.
Com uma carreira consolidada tanto na medicina quanto na política, Padilha já havia sido ministro da Saúde entre 2011 e 2014, quando implementou programas como o Mais Médicos e expandiu o Farmácia Popular. Reconhecido pela sua habilidade de articulação política e pela confiança de Lula, sua volta ao cargo em 2025 vem com a responsabilidade de fortalecer o legado do governo, especialmente em um contexto de desafios crescentes no sistema de saúde.
A principal missão de Padilha será reduzir as filas do SUS, com objetivos ambiciosos como aumentar em 40% os atendimentos especializados e acelerar a digitalização dos prontuários. Uma das estratégias centrais é o programa Mais Acesso a Especialistas, mas seu sucesso dependerá de envolvimento governamental, adaptação de infraestrutura e uma gestão eficiente de dados.
Confira o episódio completo agora, clicando aqui!
Fonte: Futuro da Saúde