Faculdade da Santa Casa de SP leva assistência médica para população ribeirinha e indígena no Pará

Ação leva assistência médica e promoção em saúde em região às margens do Rio Tapajós

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) promove ações de saúde para comunidades no Pará

“A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) iniciou neste mês mais uma edição da Expedição Abaré. O projeto é uma iniciativa que busca levar assistência médica para populações ribeirinha e indígenas no Pará. O Abaré 2024 começou no último dia 21 e seguirá até o dia 31 de agosto, totalizando dez dias de atendimento.

Este é o quarto ano consecutivo, a ação levará assistência médica e promoção em saúde a populações que residem na região e às margens do Rio Tapajós.

O projeto é idealizado em conjunto com o Departamento de Atenção Primária e o Departamento de Moléstias Infecciosas, sendo financiado pela FCMSCSP. O projeto inclui um navio-escola, que é realizado em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), com a Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH), além das secretarias de saúde dos municípios envolvidos.

Sobre o atendimento

Desde 2009, a ação disponibiliza serviços de atendimento à saúde com atendimento as comunidades com serviços de vacinação, medicação, pequenos procedimentos cirúrgicos, ultrassonografia, dispensação de medicamentos, entre outros.

A expedição é parte das atividades do Internato dos alunos do 6º ano do curso de Medicina da FCMSCSP, uma parceria do Departamento de Atenção Primária à Saúde com a disciplina de Infectologia. Alunos são selecionados e submetidos a um intenso treinamento de preparação para o atendimento às comunidades. Dentre os principais assuntos está a discussão da atuação nos diferentes níveis de atenção à saúde, como promoção, prevenção e recuperação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo.

As ações educativas acontecem de acordo com necessidades das comunidades ribeirinhas, com temas referentes à Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), com orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento.

Outras ações estão focadas no tratamento da água para prevenção das doenças de veiculação hídrica, e os cuidados com o preparo e armazenamento de água potável. Outros atendimentos incluem orientações sobre higiene bucal, técnica de escovação e prevenção de doenças bucais.

 

Fonte: CNN Brasil