Desafio crescente: engajamento interno preocupa RH

Pesquisa HR Innovation destaca que quase dois terços dos profissionais de desenvolvimento humano e organizacional veem a conexão com colaboradores como principal obstáculo.

A recente pesquisa HR Innovation, realizada pela Ahgora by TOTVS, revelou que o engajamento interno é o desafio principal para 65,5% dos profissionais da área de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) em departamentos de RH. Este número, expressivo frente aos 33,8% da edição anterior, destaca as crescentes dificuldades das empresas em criar conexões autênticas com seus colaboradores, em um panorama de diversificação dos modelos de trabalho.

O estudo também associou o engajamento a elementos cruciais como a cultura organizacional e o desenvolvimento dos colaboradores, enfatizando seu papel na formação de um RH estratégico. A importância de uma abordagem humanizada na gestão de pessoas é ressaltada no contexto atual, onde a experiência do colaborador ganha centralidade estratégica.

Além do engajamento, a pesquisa HR Innovation identificou outros desafios significativos enfrentados pelos profissionais de RH, incluindo a gestão de feedback (56%), o clima organizacional (50,8%), o endomarketing (30,2%) e as reuniões individuais de desenvolvimento, conhecidas como 1-1 (26,2%).

Os dados foram coletados de 381 líderes, abrangendo coordenadores, supervisores, gerentes, diretores, proprietários e executivos C-level, com 32,6% dos participantes atuando diretamente em gestão de RH e 30,3% no setor de serviços. A pesquisa contou com a participação de empresas de variados tamanhos, desde aquelas com até 50 colaboradores (25,5%) até organizações com mais de 3 mil funcionários (9,5%).

Fonte: Mundo RH