RH tem papel fundamental na construção do futuro das organizações

Fundação Dom Cabral prepara executivos da área para oferecer suporte estratégico aos CEOs na tomada de decisões

Os desafios presentes e futuros que se colocam diante das organizações são enormes e demandam profissionais preparados para lidar com um mercado em profunda transformação. Como aponta o relatório sobre o Fórum Econômico Mundial, em termos globais, até 2027, 69 milhões de novos empregos serão criados e 83 milhões, eliminados – uma mudança significativa não só na disponibilidade de vagas como também no perfil necessário para uma corporação alcançar sucesso.

É nesse contexto que a área de recursos humanos se torna estratégica para as empresas. As altas lideranças corporativas entenderam que necessitam de suporte do RH para avançar no desenvolvimento das pessoas – e este é, mais do que nunca, um processo diretamente ligado ao sucesso das organizações. À medida que os líderes precisam incorporar novos aprendizados e contar cada vez mais com um suporte capacitado em gestão de pessoas, os líderes de RH devem estar preparados para acompanhar, com segurança, conversas mais estratégicas.

Ciente desse desafio complexo e colocando o RH no papel de parceiro preparado para interagir com os CEOs, a Fundação Dom Cabral (FDC) abre as inscrições para a turma de 2024 do Programa de Gestão Avançada de Pessoas e Organizações.

“O RH desempenha um papel fundamental na construção do futuro das organizações, impulsionando a evolução e garantindo a adaptação aos desafios em constante mudança”, explica Paulo Almeida, professor da FDC e coordenador técnico do programa, que terá início em agosto. Por meio de discussões profundas e conexões estratégicas, a programação auxilia os participantes a consolidar seus conhecimentos, assumindo, assim, um papel estratégico nas empresas, ajudando na tomada de decisões junto aos líderes e CEOs.

Ampla gama de conhecimentos

Atualizado com as novas tendências globais, o programa da FDC não se limita aos temas convencionais de RH. “Gestão de pessoas é uma área estratégica para as organizações. E o RH valoriza a participação de outras áreas: líderes de finanças a de tecnologia, passando por diretores de operações e gestores administrativos, podem contribuir para os resultados da organização quando investem em formação com foco em políticas voltadas para as pessoas”, aponta Pedro Vergueiro, gerente de educação executiva da Fundação Dom Cabral.

Com conteúdos, palestras e experiências, o programa, realizado em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Brasil), é concebido para incentivar e dar soluções aos participantes para serem protagonistas, desenvolvendo sua carreira e seu papel de construtores de futuro em conjunto com o C-level de suas organizações.

“O objetivo é capacitar executivos para que se tornem trusted advisor nos negócios, preparando-os para atuar em circunstâncias imprevisíveis e para oferecer suporte estratégico aos CEOs na tomada de d decisões”, reforça Almeida.

Nova Lima, Salvador e Jericoacoara

Com 48 anos de experiência de mercado, a FDC está entre as 10 melhores escolas do mundo, segundo os Rankings de Educação Executiva do Financial Times 2024, sendo a única instituição da América Latina no top 10. Conquistando a 5ª posição em programas abertos (cursos de curta e média duração) e 10º lugar em programas customizados. Desta forma, reforça sua relevância, incentivando a escuta ativa das demandas de seus participantes, líderes de destaque nos mercados onde atuam.

Foi assim, com base no objetivo de gerar conhecimento inovador em tempos de transformações aceleradas, que o Programa RH Triple A da FDC, que realizou três edições em 2023, se tornou o Programa de Gestão Avançada de Pessoas e Organizações. Uma das mudanças consistiu em ampliar o foco dos participantes para lideranças que têm como objetivo o desenvolvimento humano.

Além disso, os destinos também vêm sendo alterados. Tradicionalmente, o programa era realizado em Nova Lima (MG), com módulos no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP). Na sua última turma, já em fase de transição, um dos módulos foi realizado em Salvador (BA).

“A versão passada, na capital baiana, no ano passado, colocou os participantes em contato com outras pautas, voltadas para a diversidade. Os alunos se viram mais disponíveis a embarcar em uma imersão real”, lembra Vergueiro. Dessa vez, considerando o sucesso da experiência, além de Nova Lima, os dois destinos serão Salvador (BA) e Jericoacoara (CE).

Em Nova Lima, onde os participantes estarão de 26 a 30 de agosto, no Campus Aloysio Faria, da FDC, o objetivo é proporcionar um ambiente propício para a total imersão em discussões e práticas avançadas de gestão. Já Salvador, destino dos alunos entre 21 e 25 de outubro, é uma cidade cultural e historicamente diversa, um ambiente para os participantes vivenciarem a importância estratégica da diversidade para o crescimento a longo prazo das organizações.

Por fim, Jericoacoara, incluindo a Praia do Preá, é uma região com ambiente natural único, capaz de despertar a flexibilidade e a determinação necessária para enfrentar os desafios da gestão. A vivência será realizada entre 9 e 13 de dezembro.

“Os ventos da região são famosos e dão uma bela lição a respeito da necessidade de lidar com mudanças e com a imprevisibilidade, de como ser resiliente”, aponta Vergueiro. Em uma das atividades, os participantes vão ouvir um líder renomado em RH sentados na areia da Praia do Preá. É também um convite à descompressão, à desconexão com as demandas da rotina usual. Os gestores merecem esse presente.”

Acesso à Comunidade FDC Desenvolvimento Humano

O programa funciona, ainda, como porta de entrada para a Comunidade FDC Desenvolvimento Humano, um grupo de profissionais do Alumni FDC construído com base na diversidade de pessoas, experiências e carreiras. “Fazer parte dessa rede não é apenas uma oportunidade de se unir a uma comunidade inspiradora de líderes em que o aprendizado é contínuo, é também se afiliar a uma instituição respeitada”, aponta o professor Paulo Almeida.

Os participantes da comunidade têm oportunidade de acessar conteúdos exclusivos, ultrapassar as fronteiras da organização onde atuam e criar elos de confiança em um ambiente vivo e atual, no qual discussões ainda mais profundas acontecem e agregam para os diálogos e solução de problemas reais trazidos pelos próprios participantes.

Clique aqui para saber mais sobre o Programa de Gestão Avançada de Pessoas e Organizações.

 

Fonte: Você RH