Uma nova regulamentação sobre publicidade médica passou a vigorar no Brasil, trazendo consigo definições precisas e limitações específicas para a divulgação de serviços de saúde. De acordo com a legislação, em vigor desde 11 de março, tanto a publicidade quanto a propaganda médica serão consideradas como “comunicação ao público”, independentemente do meio de divulgação ou da atividade profissional, seja nos segmentos público, privado ou filantrópico.
Na publicidade médica, será permitida a promoção de estruturas físicas, serviços e qualificações dos profissionais de saúde, enquanto na propaganda médica serão divulgados assuntos e ações de interesse da medicina. No entanto, a propaganda de medicamentos não será permitida sob as novas regras.
Essa medida visa trazer maior transparência e ética na divulgação de serviços de saúde, além de fortalecer a relação entre médicos e pacientes, proporcionando uma prática médica mais alinhada com as expectativas da sociedade moderna.
Em um cenário onde clínicas e hospitais têm aumentado seus investimentos em marketing, conforme indicado pelo estudo “Panorama das Clínicas e Hospitais” divulgado pela Doctoralia, 74% das instituições pesquisadas estão dedicando recursos nessa área. Segundo Cadu Lopes, CEO da Doctoralia no Brasil, Peru e Chile, esse investimento reflete uma conscientização do setor sobre o impacto do marketing nos resultados.
“Os profissionais de saúde estão se tornando cada vez mais multidisciplinares e colaborativos, adotando abordagens integradas para tratar dos pacientes. O investimento em marketing gera um aumento significativo em ações direcionadas à prevenção de doenças e no acompanhamento de cuidados básicos com a saúde e bem-estar geral”, afirma Lopes.
Além disso, o marketing médico pode contribuir para fortalecer a relação médico-paciente e promover uma prática médica ética, segundo Cadu Lopes. “A inserção de temas médicos em mídias sociais aproxima a população do universo de cuidados com a saúde e gera aproximação entre médico e paciente, contribuindo diretamente para a adoção de hábitos mais saudáveis da audiência e a consolidação da reputação do médico ou clínica responsáveis pela divulgação das informações.”
Com a crescente adoção de tecnologias como telemedicina e agendamento online, a Doctoralia está contribuindo para tornar a experiência em saúde mais acessível e conveniente para os pacientes. A combinação entre o mundo físico e digital na prestação de cuidados médicos é fundamental para oferecer uma experiência cada vez mais satisfatória, ágil e cativante.
“A Doctoralia carrega o compromisso de tornar a experiência em saúde mais humana e orientada para resultados. Nós acreditamos que o uso de tecnologias digitais pode aprimorar a eficiência dos processos, passando pelo agendamento de consultas até o gerenciamento de prontuários eletrônicos”, ressalta Lopes.
Com a implementação dessa nova legislação e o investimento crescente em marketing no setor da saúde, espera-se uma melhoria na qualidade dos serviços prestados, fortalecendo a relação entre médicos e pacientes e contribuindo para uma prática médica mais ética e alinhada com as demandas da sociedade contemporânea.
Fonte: Saúde Business