Nesta terça-feira (17) aconteceu a abertura solene do 7º ConSINDHOSFIL- SP
Com o objetivo de promover temas e debates atuais para reflexão, visando apontar soluções aos gestores hospitalares, especialmente na performance e desenvolvimento da administração de equipes de Recursos Humanos, o SINDHOSFIL/SP deu início a 7ª edição do Congresso Estadual do Sindicato das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo (ConSINDHOSFIL), no Hotel Majestic, em Águas de Lindóia (SP).
Com o tema: “Gestão de Pessoas em novos tempos: transformações digitais e comportamentais”, o evento reúne mais de 300 participantes, incluindo colaboradores, expositores, associados e entidades filantrópicas.
Dando início a série de palestras 7º ConSindhosfil/SP que tem como principal tema “Gestão de Pessoas em novos tempos: transformações digitais e comportamentais”, a primeira palestra tem como tema principal “Transformação Digital em RH: Decisões baseadas em dados”, ministrada pelo Pablo Beloni, especialista em desenvolvimento e gestão de pessoas. Tem como moderadora Patrícia Fernanda Florindo, gerente de RH da Santa Casa de Rio Claro e o case será coordenado pela Santa Casa de Marília.
Inicialmente, Pablo expôs sobre o investimento em ações de endomarketing, abordou sobre as possibilidades de deixar o colaborador feliz na instituição em que ele trabalha, quais são as táticas para retê-los talentos em sua instituição. Ele apontou desafios que o RH de instituições encaram de forma recorrente, apontou análises tradicionais e análises estratégicas, sugeriu também alguns veículos para auxiliar na eficiência do trabalho diário.
A segunda palestra do dia teve como principal tema a “a diferença entre o assédio moral e a cobrança saudável por resultados e o uso de aplicativo fora ou na jornada de trabalho ”, guiada pela Dra. Cristina Castro, advogada especialista em direito do trabalho.
Inicialmente, ela explica o conceito de assédio moral e explica como se aplica no ambiente de trabalho, como isso abala psicologicamente o empregador, como situações vexatórias, humilhantes e descompensadas podem ser altamente prejudiciais não apenas para o colaborador como para a instituição afetando assim também a sua autoestima.
O administrador hospitalar e mestre em RH, Fabrizio Rosso, palestrou no 7º ConSindhosfil/SP a temática “Gestão de talentos: Como construir uma instituição admirada pelos profissionais e desejada pelo candidato”, a qual explanou como deve ser o relacionamento entre equipe e gestor.
O especialista reforçou que as instituições devem identificar e reter os talentos, cooperando para o desenvolvimento e aprendizado dos colaboradores.
Rosso pontuou, ainda, que o feedback, seja positivo ou negativo, é de extrema importância para o crescimento do profissional e lembrou uma citação de Madre Teresa: “O ser humano precisa mais de apreciação do que de pão”.
Na última apresentação desta terça-feira (17), a palestra magna, cujo tema dá nome ao 7º ConSindhosfil/SP – “Gestão de pessoas em novos tempos: transformações digitais e comportamentais”, foi guiada pelo CEO da GesSaúde, Roberto Gordilho.
Na explanação, ele destacou a tecnologia nos rodeia a todo momento, alcançando, entre outras coisas, a marca da 4ª revolução industrial. Gordilho também expôs que a consolidação das grandes redes trouxe o mundo empresarial para dentro das organizações de saúde, onde os pacientes viraram clientes.
Após o término da programação científica do 7º ConSindhosfil/SP, a comissão organizadora promoveu um agradável coquetel para confraternização dos congressistas. Música ao vivo animou os participantes e a ocasião ainda contou com premiações, como aos hospitais que se destacaram no quesito “Longevidade”, aplicando políticas e práticas na área de Recursos Humanos nas Santas Casas e hospitais filantrópicos do Estado de São Paulo.
As entidades contempladas foram CEJAM (Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim); Hospital Albert Einstein e Santa Casa de São Carlos.
Outro momento foi o Prêmio Destaque 2023, que avalia indicadores das entidades filiadas, sendo a CEJAM a vencedora.