Na manhã desta sexta-feira (16/06), aconteceu o III Simpósio de Prevenção de Incêndios, realizado pelo SINDHOSFIL/SP. O evento contou com 22 participantes no auditório do Sindicato.
O principal objetivo do curso foi proporcionar temáticas de interesse aos profissionais que atuam na área de SESMT, Bombeiros e de Segurança Patrimonial no segmento de saúde, diante dos avanços de normativas e práticas desenvolvidas.
No primeiro momento, Rafael Mendes Martins, engenheiro de segurança do trabalho e meio ambiente, abordou temas como barreiras administrativas, acidentes por causas naturais, acidentes por causas humanas, condições de trabalhos para brigadistas e treinamento adequado para esses profissionais.
Ele apresentou alguns pontos para o que fazer em casos de incêndio como ramal de emergência, alarmes manuais, brigadistas habilitados, um plano de abandono e acionamento de apoio externo.
Em seguida, a palestra foi comandada por Genivaldo Junior, técnico de segurança do trabalho, que relatou a importância das instituições fornecerem cursos relevantes para os brigadistas que tem como principal objetivo ser produtivo durante a atuação, assistencial, operacional e administrativo. O profissional destaque que “as instituições não priorizam tanto a segurança do trabalho, pois acreditam estar perdendo dinheiro”, e complementa ” entre comprar um ultrassom e investir em segurança, ele prefere o que melhor lhe beneficia”.