Nesta quinta-feira (15), o SINDHOSFIL/SP realizou mais um curso em prol da melhora na qualidade e bem-estar dos colaboradores dos hospitais associados. Desta vez, o tema abordado foi “Como a CIPA+A deve cumprir a Lei sobre Assédio Sexual?”, e o palestrante convidado para apresentação do tema foi Josenir Teixeira, Consultor Jurídico em Terceiro Setor e Saúde – Especialista em direito no Terceiro Setor e Direito do Trabalho. Na ocasião estavam presentes profissionais dos serviços da área administrativa, técnica, apoio e demais profissionais de equipes multidisciplinares.
É importante saber que a CIPA+A deve estar alinhada às leis e normas vigentes sobre o assunto, além de ter uma postura proativa na prevenção e combate ao assédio sexual no ambiente de trabalho. O assédio sexual é uma violação grave dos direitos humanos e deve ser tratado com seriedade e comprometimento por todas as empresas e seus colaboradores.
Em sua fala, Josenir destacou os principais pontos das Leis que abrangem o assédio, e apresentou alguns exemplos de casos e filmes onde o ato aconteceu. Ainda, reforçou a postura em que a Cipa deve ter nesses casos, e qual o papel do departamento.
“Devem ser escritos os limites nos códigos para que todos saibam até aonde ir, pois se caso o assédio ocorra, só poderá ser punido aquele que ultrapassar o limite, e qual é o limite?”, ressaltou.