O Estado de São Paulo anunciou que a partir desta segunda-feira também vai iniciar a vacinação com a Pfizer Bivalente em todos os 645 municípios. O governo disse que foram disponibilizados cerca de 3 milhões de doses que já foram distribuídas para as regiões. O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19, porém oferece uma proteção maior ainda contra as novas variantes da Ômicron.
A Secretária de Saúde do Estado disse ao GLOBO que vai seguir as normas e recomendações do Ministério da saúde nesta primeira etapa de vacinação, ou seja, estão elegíveis para receber a vacina a partir desta segunda-feira, idosos acima de 70 anos, pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILPI’s) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas, além de imunocomprometidos.
São eles: pessoas que passaram por transplante de órgão ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV; pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses 120 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias; crianças com doses de prednisona, ou equivalente, de 2 miligramas por quilo por dia por mais de 14 dias e até l0 quilos Kg; pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão; pessoas com erros inatos de imunidade (imunodeficiências primárias); pessoas com doença renal crônica em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizam tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; pessoas com neoplasias hematológicas.
Em nota, o órgão ainda afirmou que a população apta a receber o imunizante será ampliada de acordo com a chegada de novas doses.
— A população do Estado de São Paulo, em especial os mais idosos, sempre deram bom exemplo quando o assunto é vacinação, principalmente contra a Covid-19. A partir desta segunda-feira, nós contamos com a colaboração de todos e não temos dúvida que esse público irá no posto de saúde mais próximo da sua casa para ganhar um grande reforço na imunização — disse o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.
A capital paulista também informou que começará o processo de imunização com as vacinas bivalentes nesta segunda-feira, respeitando os critérios da Secretária Estadual.
É importante ressaltar que serão vacinadas as pessoas dos grupos prioritários que completaram o esquema básico ou que já receberam uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da dose mais recente recebida.
Até este sábado (25), o Estado de São Paulo já aplicou mais de 129,1 milhões de doses de vacina contra a Covid-19. Sendo que mais de 83 milhões são referentes a primeira e segunda dose.
Diferenças entre municípios
Apesar das recomendações do Ministério da Saúde e dos governos estaduais, cada município pode ter um esquema de vacinação diferente, por isso, é importante verificar o calendário estabelecido em cada cidade de acordo com faixa etária e prioridades.
Na capital do Rio de Janeiro, por exemplo, as doses bivalentes serão destinadas na segunda-feira aos idosos com 85 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas acima de 60 anos. No decorrer da semana a faixa etária vai diminuindo até chegar aos idosos com 70 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas com 12 anos ou mais no sábado (04/03).
— Toda dose de reforço disponibilizada à população é importante para manter a proteção contra a covid-19, especialmente nos grupos mais vulneráveis. O objetivo é reduzir as complicações, internações e a mortalidade. O carioca foi um exemplo ao longo de toda campanha de vacinação e contamos com seu retorno aos postos mais uma vez — disse Rodrigo Prado, secretário municipal de Saúde do Rio.
Fonte: O Globo