Operadora foi fundada para apoiar financeiramente a Santa Casa e, hoje, se apresenta como uma das melhores estruturas assistenciais da região
A Santa Casa Saúde Piracicaba (SCS), operadora de planos de saúde da Santa Casa de Piracicaba, acaba de completar 30 anos, consolidando uma história que a projeta como uma das estruturas de saúde mais modernas, qualificadas e resolutivas da região.
“Nosso Plano foi implantado em 1993 com a perspectiva de buscar suporte financeiro para os projetos de ampliação e modernização da Santa Casa e, hoje, o SCS é o braço direito da Instituição, uma vez que toda receita gerada pelo Plano é direcionada para o Hospital que, em contrapartida, garante tecnologia de ponta e estrutura física de excelência, com Unidades, Setores e Departamentos de alta complexidade e profissionais qualificados para excelência da assistência direcionada aos beneficiários”, disse o provedor João Orlando Pavão.
Ele lembra que, enquanto instituição filantrópica sem fins lucrativos, a Santa Casa é um patrimônio de Piracicaba há 168 anos e não pode depender apenas das verbas repassadas pelo SUS- Sistema Único de Saúde, pois esses valores cobrem pouco mais de 50% dos custos que o Hospital efetivamente tem com a prestação de serviços às comunidades de Piracicaba e de outras 25 cidades para as quais a Instituição é referência.
“O Plano complementa essa deficiência financeira e ainda gera recursos para novos investimentos”, disse o provedor, citando como exemplo a recente implantação do PAP- Pronto Atendimento Pediátrico, uma das mais modernas e respeitadas estruturas para assistência médico-hospitalar infantil da região; e a instalação de um Ambulatório Médico no Distrito Industrial Uninorte, que agiliza o processo de atendimento dos funcionários das empresas do entorno.
O provedor ressaltou também a construção do novo prédio para o Plano, complexo que conta com 2.709 metros quadrados de área construída em frente à Santa Casa para atendimento em três andares de estrutura moderna, ampla e climatizada, onde atuam médicos, enfermeiros e as equipes multiprofissionais das áreas de acupuntura, fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, clínica médica, terapia ocupacional, serviço social, enfermagem obstétrica e educador físico, além da equipe administrativa.
O superintendente do Plano, Ruy Nogueira Costa Filho (CRM 39.044), por sua vez, frisa que o Plano presta o serviço que vende, com contratos qualificados com base no que preconiza a ANS- Agência Nacional de Saúde e alto nível de satisfação da carteira de clientes, possibilitando diferenciais importantes como agilidade e rapidez no atendimento, condutas e diagnósticos rápidos e intervenções cirúrgicas dentro do prazo estimado; aspectos que segundo ele, são importantes para o cliente.
“Por tudo isso, nossa carteira de clientes não oscila; crescemos mês a mês, pois a qualidade do atendimento nos fortalece”, considerou Nogueira, revelando que, se por um lado este compromisso aumenta o custo assistencial do Plano; por outro, ele revela seriedade, responsabilidade, transparência e respeito para com os beneficiários. “Não pode ser diferente”, frisou.
Ele lembra que o Plano surgiu tendo como foco a prevenção e que esta é a história mais bonita que uma operadora de planos de saúde pode ter. “Isso foi novidade e um novo modelo assistencial foi colocado à disposição da população, que passou a contar com estratégias de assistência preventiva”, disse.
Com este compromisso de estrema coragem e nobreza, o SCS criou então, o Programa Saúde Inteligente, que é um serviço completo para cuidar das pessoas antes que elas adoeçam e tratar das que já estejam adoecidas. “Isso significa que, na prática, temos um serviço que previne e um que trata, com unidades integradas e modernas tecnologias de conectividade com o cliente e com empresas, para as quais o Plano oferece também serviços na área de saúde ocupacional”, revelou.
No andar térreo do novo prédio está o Centro de Especialidades Médicas do SCS, com 21 consultórios para o rápido atendimento nas mais diversas especialidades e agendamento via telefone ou pelos canais virtuais de whatsapp e aplicativo, facilitando o acesso pelo beneficiário.
“O serviço funciona com prontuário único e integrado entre as especialidades e o Saúde Inteligente, dispondo ainda de moderno recurso de verificação sobre interação medicamentosa, para maior segurança do usuário”, revelou o Nogueira.
No térreo são oferecidas, mediante encaminhamento médico, atividades físicas monitoradas por educadores físicos e fisioterapeutas em piscina aquecida e em modernas instalações com equipamentos de fortalecimento muscular. O Plano também oferece tratamento clínico para dores de lombalgia e cervicalgia com avançados equipamentos operados por profissionais especialistas no tratamento conservador. “Assim, em muitos casos, a resolutividade do tratamento chega a 90%, eliminando a necessidade de cirurgia”, considerou.
No mezanino 1 funcionam todos os programas oferecidos pelo Saúde Inteligente mediante indicação médica e monitoramento das patologias crônicas. São exemplos o Grupo de Pré e Pós-Cirurgia Bariátrica, o GAD (Grupo de Apoio ao Diabético e Hipertenso), o Grupo para Gestantes com massagem Shantalla aos bebês, o Grupo Bem-Estar (de combate à dor crônica), o Programa para Ostomizados, o Saúde em Equilíbrio, o programa Materno-Infantil de apoio ao parto normal, o Programa de Acompanhamento Domiciliário e o Grupo de Educação em Saúde com linguagem de neurociência.
Neste andar funciona também o Comitê de Saúde nas Empresas para levantamento do perfil de saúde dos funcionários com atuação de equipe multiprofissional e ainda, o serviço de Saúde Ocupacional para Empresas, com equipe técnica, que facilita a realização de todos os exames ocupacionais, tanto na sede da operadora como in loco nas organizações.
“Tudo isso com apoio e respaldo da Santa Casa de Piracicaba para que nossos beneficiários, sua família e sua empresa tenham sempre a melhor experiência em saúde”, referendou o superintendente.