O Hospital Guilherme Álvaro em Santos, no litoral de São Paulo, passou a oferecer cirurgias bariátricas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), se tornando referência regional para esse tratamento.
Os pacientes SUS candidatos a essa cirurgia deverão procurar as unidades básicas de saúde do seu município para iniciarem o protocolo de preparo e serem encaminhados ao HGA para o procedimento.
De acordo com diretora do Hospital Guilherme Álvaro, Mônica Mazzurana, é no ambulatório que o paciente faz os procedimentos pré-operatórios, que envolvem uma série de exames, e acompanhamento e preparo com equipe multidisciplinar.
Conforme divulgado pelo hospital, estima-se que possa existir em torno de 36 mil pessoas elegíveis ao procedimento cirúrgico na Baixada Santista e, até o momento, não havia nenhum hospital credenciado para fazer cirurgia bariátrica pelo SUS na região.
Podem fazer a cirurgia bariátrica os pacientes considerados obesos graves ou obesos mórbidos que, por definição, são os indivíduos que tem um IMC maior que 40 ou IMC maior que 35 associados a alguma doença, entre elas pressão alta, diabetes, gordura no fígado, apneia do sono, infertilidade, entre outras várias (são 21 doenças listadas pela SBCBM).
Fonte: G1