Cardiologista do Hospital Santa Virgínia esclarece as principais dúvidas sobre a hipercolesterolemia, doença que afeta cerca de 20% da população

Data: 06/08/2020

Em 8 de agosto, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. A data visa alertar para a prevenção e o diagnóstico precoce da doença que afeta cerca de 20% da população brasileira. Também representa um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC), aterosclerose, angina, arritmia e insuficiência cardíaca.

Confira, abaixo, a entrevista com o Dr. Renato Borges Filho, cardiologista do Hospital Santa Virgínia (HSV). O especialista esclarece as dúvidas mais comuns dos pacientes e explica alguns mitos e verdades acerca da hipercolesterolemia (taxas elevadas de colesterol no sangue). Lembre-se de realizar consultas periódicas com o seu médico e manter hábitos saudáveis para uma melhor qualidade de vida.

O que é o colesterol e para que serve?

Dr. Renato Borges Filho – O colesterol é uma gordura importante para o organismo por contribuir na formação de alguns hormônios, além de servir como “capa protetora” para os nervos e ser necessário para a produção da vitamina D e da bile.

Quais são os tipos de colesterol?

Dr. Renato Borges Filho – Existem dois tipos de colesterol: o chamado HDL, que é o “colesterol bom”, por remover o excesso de colesterol no sangue, diminuindo o risco de formação de placas de gordura nas artérias; e o LDL, considerado o “colesterol ruim”, por ser o responsável pela formação das placas de gordura.

Quais são os sintomas do colesterol elevado?

Dr. Renato Borges Filho – O colesterol elevado não provoca sintomas e a única maneira de saber se está alterado é fazer o exame de sangue. Importante alertar que, mesmo sem sintomas, o colesterol alto representa risco para doenças cardiovasculares como infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Não como gorduras, não sou obeso e tenho colesterol alto. Como é possível?

Dr. Renato Borges Filho – No ser humano, o colesterol presente no sangue é cerca de 70% produzido no fígado e apenas 30% provém da alimentação. Assim, é mais comum os pacientes obesos, com maus hábitos alimentares, terem colesterol alto, mas também as pessoas magras podem apresentar essa condição.

Quais são os níveis normais de colesterol no sangue?

Dr. Renato Borges Filho – Os níveis normais variam de acordo com o risco do paciente. Por exemplo, para um jovem, sem fatores de risco e hábitos de vida saudáveis, um colesterol LDL abaixo de 130 mg/dL é aceitável. Já um paciente com fatores de risco e antecedente de infarto ou angina, o ideal é manter um colesterol LDL abaixo de 50 mg/dL.

Como tratar a hipercolesterolemia?

Dr. Renato Borges Filho – A base do tratamento é a dieta e mudanças no estilo de vida. Existem várias classes de medicamentos para tratar o colesterol; a escolha de qual usar deve ser sempre individualizada e orientada pelo seu médico.

O que são triglicérides?

Dr. Renato Borges Filho – Triglicérides são gorduras que servem como importante reserva energética do organismo. Elas se elevam após comermos alimentos gordurosos. Quando atingem níveis muito elevados, são prejudiciais à saúde e, junto com o colesterol, aumentam os riscos de doença coronariana.

Faça o acompanhamento médico!

Por ser uma “doença silenciosa”, que não apresenta sintomas, é muito importante realizar as consultas e os exames de rotina para o controle dos níveis de colesterol e triglicérides.

O Centro de Cardiologia do Hospital Santa Virgínia realiza atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h. Mais informações pelo telefone (11) 2799-3230 ou pelo site www.hsv.org.br.