A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) anunciou a proibição da comercialização de 70 tipos de planos de saúde oriundos de 13 operadoras. A medida, de caráter temporário, foi motivada por reclamações relacionadas à falta de cobertura assistencial. A punição, divulgada nesta segunda-feira (26) pela agência regulatória, tem como base os resultados do Monitoramento da Garantia de Atendimento do segundo trimestre de 2022.
Entre as operadores atingidas, a Amil encabeça a lista com o maior número de planos suspensos: 45 — o número inclui convênios médicos e odontológicos. Em junho, a empresa já havia sido penalizada com a suspensão de 42 planos por reclamações de consumidores colhidas no primeiro trimestre.
As demais operadoras atingidas são:
- Federação das Sociedades Cooperativas de Trabalho;
- Unimed Vertente do Caparaó;
- Ameron – Assistência Médica de Rondônia;
- Unimed Norte/Nordeste — Federação (em recuperação judicial);
- Unihosp Saúde;
- Santo André Planos de Assistência Médica;
- Saúde – Sistema Assistencial Unificado de Empresas;
- Biovida Saúde;
- Associação de Saúde Portuguesa de Beneficência;
- Associação Metropolitana de Assistência à Saúde;
- Hospital Bom Samaritano;
- Saúde Brasil.
A suspensão começa a valer, segundo a ANS, a partir do dia 30 de setembro e só será revertida se as operadoras apresentarem melhora no resultado do monitoramento do próximo trimestre. Segundo a agência, os planos suspensos somam 1,6 milhão de usuários, que permanecerão cobertos pelos serviços das operadoras.
No relatório, a ANS considerou 37.936 reclamações realizadas no período de 1º de abril a 30 de junho. As queixas se referem ao descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial.
Em comunicado à imprensa, a Amil informou que todas as notificações foram atendidas pela operadora e que vem adotando ações para melhorar o atendimento aos beneficiários.
“Desde o início do ano, a Amil instituiu célula de acolhimento para casos que se referem à rede credenciada; novo fluxo para busca de rede; agendamento e direcionamento nas centrais de atendimento; expansão da coleta domiciliar gratuita; inclusão de hospitais em sua rede credenciada entre outras ações cujo objetivo foi aperfeiçoar os serviços aos seus beneficiários. Outras melhorias continuam sendo implementadas”, informou a operadora.
A operadora também lembrou que a suspensão é de caráter temporário. “O atendimento aos clientes atuais vinculados a esses produtos continua totalmente assegurado, bem como a comercialização de demais produtos não suspensos já oferecidos pela empresa. A Amil assegura que as ações tomadas e novas em andamento serão refletidas no monitoramento em curso”, declarou.
Fonte: InfoMoney