A 5ª Jornada de Debates do SINDHOSFIL/SP chegou ao fim nesta sexta-feira (19).

Data: 19/04/2024

A 5ª Jornada de Debates do SINDHOSFIL/SP chegou ao fim nesta sexta-feira (19). Ao longo de quatro dias, foram abordados importantes temas, como análise das objeções às contribuições sindicais; piso da enfermagem; benefícios para colaboradores não previstos na CCT e, hoje, encerrando as atividades, discutiu o afastamento por estresse e ansiedade.

Participaram do debate os médicos do trabalho Dr. José Milton Correia Jr., representando o Hospital SEPACO, e Dr. Reynaldo Bomfim da Paz, representando a Associação Saúde da Família (ASF). A mesa foi moderada pelo presidente do SINDHOSFIL/SP, Edison Ferreira da Silva.
“Qualquer médico do trabalho que tenha atuado nos últimos 20 anos testemunhou o crescimento das LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) e perdas auditivas, e nos últimos 15 anos, o aumento das doenças mentais e comportamentais e seu impacto no trabalho”, pontuou Dr. José Milton.

“Essa demanda, proveniente de muitos pacientes com transtornos mentais, tem aumentado em decorrência da pandemia de COVID-19 e esse impacto é perceptível”, lembrou Dr. Reynaldo.

Os profissionais destacaram a importância de abordar essas questões com os pacientes e explicar o que está acontecendo. Eles ressaltaram que é fundamental incentivar as pessoas a enfrentarem seus problemas, sendo a psicoterapia a abordagem mais recomendada para esse fim.