All for Joomla The Word of Web Design

Reforço no combate à obesidade

Por iniciativa do Santa Casa Saúde, oficinas, palestras e exposições alertam para os dez passos da alimentação saudável

No Dia Nacional de Prevenção à Obesidade, 11 de outubro, o Grupo Saúde em Equilíbrio, do Plano Santa Casa Saúde Piracicaba, promove encontro com beneficiários com intuito de conscientizá-los sobre a importância de adotar de um estilo de vida saudável, contemplando atividade física e alimentação equilibrada para a prevenção da obesidade.

Haverá exposição de documentário e dinâmica relacionada à alimentação consciente, que deriva da linha comportamental da nutrição. As ações atingirão também os funcionários, por meio da distribuição de folhetos explicativos e exposição de displays com lembretes nas mesas do Refeitório do Hospital, Ambulatório Médico e Recepção do Saúde Inteligente e Empresas conveniadas, assim como a exposição de material educativo ilustrando o teor de açúcar, gordura e sal nos alimentos.

“Queremos alertar sobre os perigos da obesidade e conceder dicas para uma vida com mais qualidade, apontando os dez passos da alimentação saudável”, disse a enfermeira Terezinha Queiroz de Carvalho, uma das coordenadoras das ações.

Ela revela que a equipe levará a mensagem de prevenção à obesidade também à população, por intermédio de palestras em empresas conveniadas ao Plano e entrevistas em rádios, concedidas pela médica endocrinologista Flávia Moretti Duch e pela nutricionista Bianka de Cássia Capeletti Chiarotti.

“A importância da iniciativa pode ser mensurada com base nos estudos conduzidos pela ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), que revela que 50% da população adulta e 15% das crianças brasileiras estão acima do peso”, reforça Terezinha .

Para a nutricionista Bianka Chiarotti, é preciso entender que a obesidade é uma doença que requer prevenção e tratamento, cuidados que envolvem comer bem, movimentar-se, beber água e dormir bem. “Em relação à alimentação, a principal orientação é a redução no consumo dos alimentos ultraprocessados, como enlatados, refrigerantes e salgadinhos de pacote, que contém quantidades altas de gordura, sódio e açúcar”, explicou.

Bianka revela ainda que, com este compromisso, o Plano Santa Casa Saúde atua diretamente na prevenção e no tratamento da obesidade, com ações dentro e fora do complexo hospitalar, a exemplo de consultas individuais, ações em empresas conveniadas e atuação do grupo “Saúde em Equilíbrio”, que tem como objetivo o tratamento multiprofissional humanizado da obesidade.

O Grupo se reúne a cada 15 dias no Saúde Inteligente, para acompanhamento com nutricionistas, psicólogos e acompanhamento clínico periódico e de outras especialidades de acordo com a necessidade do paciente.

Segundo a psicóloga Marília Manarim, a psicologia tem um papel importantíssimo na prevenção e tratamento da obesidade, pois aborda as relações que envolvem as opções de escolhas e o comportamento alimentar.

Os beneficiários que fazem acompanhamento no Saúde Inteligente, além das orientações em grupo, realizam atividade física monitorada com hidroginástica, alongamento e caminhada com a frequência de três vezes por semana. Além disso, o grupo faz visitas a supermercados e são orientados pela nutricionista sobre as melhores escolhas de produtos alimentares, observando-se o valor nutricional, validade, rótulos e características dos produtos.

Com isso, a equipe multiprofissional do Saúde Inteligente alerta à importância da adesão de um estilo de vida saudável e do comprometimento consigo mesmo.
#obesidadeeutratocomrespeito

Sindhosfil