Atuação

Representatividade jurídica e política consolidada

Ao longo das duas últimas décadas, o SINDHOSFIL/SP conseguiu fortalecer sua atuação junto ao Ministério do Trabalho e Emprego por meio da apresentação de propostas de ações coletivas, que e discutidas nas várias comissões temáticas do Ministério.

A Comissão de Negociação Coletiva, por exemplo, tem como principal objetivo estreitar o relacionamento com os sindicatos profissionais e alinhar a interligação entre as entidades profissionais e as entidades patronais.

O Sindicato das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo –SINDHOSFIL/SP é entidade sindical patronal que possui o compromisso de realizar negociações coletivas com mais de 43 (quarenta e três) Sindicatos Profissionais no Estado de São Paulos que abrange as questões econômicas e sociais a serem firmadas.

Os processos de análise de reivindicações das entidades profissionais, devem ser avaliadas de maneira coletiva e não individual, inibindo situações que propicie passivos trabalhistas. Na atual conjuntura política e econômica, bem como a quantidade de alterações com a Reforma Trabalhista é fundamental que as normativas sejam pactuadas de forma coletiva e não individualizadas. Estas negociações propiciam um significativo ganho nos impactos em folha de pagamento das entidades diante de seu maior reflexo em custeio e sobrevivência.

As Entidades Filiadas, ou seja, adimplentes com a Contribuição Confederativa, gozam de inúmeros benefícios que o SINDHOSFIL/SP oferece entre os quais podemos destacar:

  • CONSULTORIA e PARECERES JURÍDICOS personalizados acerca de direitos trabalhistas, segurança e medicina do trabalho, negociações coletivas, previdenciárias, via telefone ou e-mail ;
  • CURSOS NA CAPITAL E NO INTERIOR DE SÃO PAULO (GRATUITOS) relacionados a questões trabalhistas, previdenciárias, sindicais e de responsabilidade social no ambiente de trabalho
  • ISENÇÃO TOTAL DA TAXA NEGOCIAL PATRONAL que poderão ser previstas nas Convenções Coletivas de Trabalho firmadas, indexadas ao Salário Mínimo Nacional e ao número de leitos por convenções fechadas no exercício.
  • INTERMEDIAÇÃO DE CONFLITOS relacionados às ações fiscais do Ministério do Trabalho envolvendo terceirização, mesas redondas e etc.;
  • PARCERIAS COM EMPRESAS DE DIVERSOS SEGUIMENTOS visite nosso site no link sindhosfil.com.br/clube-de-parceiros.html para identificar descontos com várias empresas e instituições de Gestão de Recursos Humanos no CLUBE DE PARCEIROS;
  • PARCERIA COM O SESC mediante a expedição de Credencial Plena com atuação em todo âmbito nacional e atua nas áreas da educação, saude, lazer, cultura e assistência, proporcionando consultas odontológicas, cursos de ginastica e natação, temporadas em colônias de férias e a toda programação de shows e eventos
  • CONGRESSOS E SEMINÁRIOS descontos e cortesias em eventos com relevantes temas de interesse de todas as entidades;
  • REPRESENTATIVIDADE DAS SANTAS CASAS em Comissões Institucionais de interesse do seguimento filantrópico como: Comissão Regional Tripartite Regional do Trabalho – CTPR/SP da NR32; Associação Brasileira de Prevenção de Acidentes – ABPS, Comissão de Defesa das Santas Casas da OAB/SP,
  • COMISSÕES SINDICAIS nas áreas Jurídicas, Recursos Humanos e de Segurança e Medicina do Trabalho
  • CURSOS de Especialização e CURSOS DE MBA – com universidades para a área de Gestão Hospitalar e Serviços de Saúde – Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde e Cursos Especialização de Negociações Coletivas.

Aproveitamos a oportunidade para esclarecemos que o SINDHOSFIL SP é entidade sindical patronal, possuindo 03 (três) funções essenciais: REPRESENTAÇÃO, NEGOCIAL, ASSISTENCIAL:

  • Representação: prevista na alínea a do art. 513 da CLT, onde resta determinada a prerrogativa do SINDHOSFIL SP de representar a categoria econômica das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo perante as autoridades administrativas e judiciárias.
  • Negociação: atualmente, o SINDHOSFIL SP negocia com 43 (quarenta e três) sindicatos profissionais do estado de São Paulo que representam categorias profissionais presentes no quadro funcional dos hospitais filantrópicos.
  • Assistencial: prevista na alínea b do art. 514 da CLT, caracteriza-se pela obrigatoriedade em manter assistência jurídica aos associados.