All for Joomla The Word of Web Design

3º ConSINDHOSFIL terá palestra ‘DesigneRHs para um Novo Mundo’

A área de gestão de Recursos Humanos de um hospital filantrópico enfrenta desafios maiores se comparado aos das demais empresas, pois faltam recursos para desenvolver suas atividades. No entanto, há outro ponto que também é desafiador que é a falta de atualização nas constantes mudanças contextuais do mundo. Para falar sobre esse assunto, especialista em liderança e desenvolvimento organizacional e autor do livro DesigneRHs para novo Mundo, Marco Ornellas, abrirá o 3º ConSINDHOSFIL.

Acompanhe a entrevista exclusiva com o especialista:

1.Quais os principais desafios atuais da área de RH das empresas?
O principal desafio de RH atual é ajudar os executivos e as lideranças no redesenho das nossas organizações (pessoas, processos, estrutura, tecnologias). Estamos diante de uma grande revolução, uma nova era, dificilmente nossas empresas serão perenes, estruturadas e organizadas como estão. É fundamental o exercício do designer organizacional: olhar para fora e para o futuro, olhar para dentro, se indignar com o jeito como estamos estruturados ou fazendo e redesenhar todo o sistema.

2.Quais ferramentas podem ajudar a implantação de uma cultura organizacional saudável?
Temos usado com grandes e significativos resultados a metodologia de Design Thinking e Métodos Ágeis. Essas ferramentas convidam a um novo pensar e uma nova prática. Os grupos são convidados a explorarem a empatia a colaboração e a experimentação, práticas fundamentais para uma cultura de inovação.

3. Como a área de RH pode se adaptar as mudanças do mundo?
Como citei acima, a área de RH precisa se reinventar, da mesma forma que as organizações, a área não será efetiva e perene atuando dessa maneira e com os mesmos processos e práticas. Nossos modelos de gestão e em particular a gestão de pessoas não são mais válidos e foram colocados em cheque pela tecnologia, por uma nova sociedade e relações de trabalho. O modelo competitivo e capitalista que vivemos precisa ser reinventado. Estamos à beira de um caos social e o RH é parte fundamental nessa transformação, empunhando a bandeira de um designer organizacional.

4.Como o RH pode driblar a crise econômica e continuar desenvolvendo ações para os colaboradores da empresa?
A principal ação a ser comandada pela área de RH, independe da crise ou situação econômica, é a de fazer dos colaboradores e lideranças os protagonistas da gestão de pessoas e suas próprias carreiras. Durante anos viemos atendendo as lideranças e fazendo a gestão de pessoas. Durante anos viemos construindo programas paternalistas.

Sindhosfil